segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

DOUTRINAS E TEOLOGIA


Teologia é o estudo de Deus. A Bíblia é um documentário histórico da revelação de Deus aos homens, e Teologia é uma explicação sistemática e histórica das verdades da Bíblia. Teologia é a ciência que estuda a Deus e a todas as outras doutrinas cristãs que se referem o relacionamento de Deus com o universo e o homem, estuda os fatos relacionados com Deus e as coisas de Deus.
O campo da teologia é normalmente dividida em quatro partes:
Teologia Exegética, Teologia Histórica, Teologia Sistemática, Teologia Prática.  Estaremos definindo a área de atuação de cada um destes campos da Teologia.

A) Teologia Exegética: A exegese se ocupa diretamente ao estudo do Texto Sagrado, é a explicação, interpretação e comentário para esclarecimento, especialmente dos textos bíblicos. A exegese procura descobrir o verdadeiro significado das escrituras. Exegética vem do grego que significa “sacar” ou “extrair” a verdade. Ela busca as bases para orientação, ilustração e interpretação daquele texto. Inclui em seus estudo: as línguas originais da Bíblia, a Arqueologia Bíblica, a Hermenêutica Bíblica e Teologia Bíblica. A exegese é o pano de fundo dos contextos onde a Verdade é revelada.  Os princípios de hermenêutica são fundamentais para a exegese.




Hermenêutica é a ciência de interpretação da Bíblia. Uma das regras básicas na hermenêutica, é o princípio de interpretar determinada passagem  na luz da cultura em que foi escrita. A palavra hermenêutica quer dizer explicar ou interpretar. O papel fundamental do olhar exegético é buscar a significação – qual é o significado do texto. Para entender esta significação é preciso compreender as ferramentas da hermenêutica, o assunto do texto, o significado, as implicações, o gênero literário, normas de linguagem, o contexto, e a cultura local. E a partir daí, partir para a compreensão e interpretação.



B) Teologia Histórica: Ela se ocupa com a origem, desenvolvimento e dispersão da verdadeira religião, das doutrinas, das organizações e práticas doutrinárias. Ela traça a história do povo de Deus através da Bíblia e da igreja desde a época de Cristo. São sua área de expressão: História Bíblica, História da Igreja, História da Doutrina e a História dos Credos e Confissões.

C) Teologia Sistemática: Ela se ocupa numa exposição e explicação sistemática das verdades bíblicas. Ela expõe os fundamentos bíblicos, em ordem sistemática. Ela trata das doutrinas da Bíblia, dos fundamentos bíblicos. Ela apresenta a doutrina cristã. Doutrina significa “ensino”, instrução. São as verdades fundamentais da Bíblia, dispostas em forma sistemática.
A defesa central da Teologia Sistemática está nestes dez assuntos: A Bibliologia –doutrina da Bíblia, a Teologia – doutrina de Deus, Cristologia – a pessoa de Jesus Cristo, Soteriologia – doutrina da salvação, Pneumatologia – doutrina do Espírito Santo, Antropologia –  doutrina do homem, Hamartilogia – doutrina do pecado, Eclesiologia – doutrina da Igreja, Angeologia – doutrina dos anjos, Escatologia – doutrina das últimas coisas. É sistemática no sentido de estar a matéria agrupada segundo uma ordem definida.



A Apologética é uma importantíssima ciência entrelaçada à teologia sistemática. Apologética é a defesa da fé. Vem da raiz da palavra “apologia”, que quer dizer, discurso ou escrito para justificar ou defender.








D) Teologia Prática: Ela trata da aplicação da teologia na regeneração, santificação, edificação, educação e serviço cristão. São matérias da Teologia Prática: Homilética, Administração Eclesiástica, Educação Cristã, Missões.




Venha estudar a palavra  Divina e seja mais um obreiro capacitado para a grande Seara do Senhor Jesus Cristo, nas Escolas de Ensino Teológico das Assembléia de Deus.





Em Alegrete, informe-se com os irmãos João e Graziela Ghesla, no fones  55 3422 9758 e 9921 3749 ou Luis Oliveira - 55 9964 6351, onde estaremos a sua inteira disposição para dirimir-mos quaisquer dúvida sobre este excelente curso teológico de nível médio.