sábado, 17 de março de 2012

QUAL É A VERDADE SOBRE O CORTE DO CABELO SEGUNDO AS ESCRITURAS?

CONDIÇÃO BÁSICA NÚMERO UM: 


É inquestionável que: A PROGRESSÃO DA SANTIDADE AO SENHOR JESUS É DE DENTRO PARA FORA e isto é cabal. Que não se empurra as coisas de fora para dentro é indiscutível, pois não é pela força e nem pela violência, mas pelo Seu Espírito, assim Está Escrito. Que não podemos viver alicerçados no formalismo tradicional, mas, interiorizados da lavagem espiritual pela pureza da palavra do Senhor Jesus. Porquanto, a lavagem pela palavra (vide Efésios 5 no todo; em especialmente o versículo 26) purificará nesta sequência o espírito, a alma e o corpo. O negar a mim mesmo pré-dito pelo Senhor Jesus é a razão básica para que ELE VIVA EM MIM.

"Se" verdadeiramente (condicional, livre arbítrio) somos o templo do Espirito Santo (I Cor. 3:16; II Cor. 6:14-18) onde o Senhor por ele vive em nós, de que maneira estaríamos investidos se somos verdadeiramente a imagem e semelhança de Cristo? Viveríamos segundo os desígnios do mundo, e não segundo ao Senhor Jesus Cristo?

Não obedeceríamos a Deus por sua palavra e nem OS que são por ELE ordenados?

"Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil."  (Hebreus 13 : 17). Neste ponto a palavra divina é incondicional como bem vemos em: Romanos 13:1-8; Tito 2:9,10; Judas 1:8; II Pedro 2:10; (...).

Obedecer a Deus é melhor que sacrificar, pois a desobediência no dito pelo profeta Samuel ao rei Saul é igual ao que? 

22  Porém Samuel disse: Tem porventura o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do SENHOR? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros.
23  Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniqüidade e idolatria. Porquanto tu rejeitaste a palavra do SENHOR, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei. (I Samuel 15).

Não nos rejeitaria o Senhor se não obedecêssemos a sua palavra?

Novamente esta semana fomos procurado para que apresentássemos algo sobre corte de cabelo, por isto estamos reeditando o a seguir  já descrito:



PARTE 1: Atendendo a pedidos em 25/04/2011,  levou-nos a estudar zelosamente e a escrever no ORKUT , sobre mais um dos assuntos polêmicos no seio da cristandade. Ora, bem sei que estarei adentrando em UMA ÁREA DE CUNHO E MANEJO DA VAIDADE; onde as individualidades, principalmente as femininas, olharão com um certo desvelo no que se refere aos escritos serem de origem masculina. No entanto tudo colocarei diante dos pés do Altíssimo, o qual Ele o será juiz e Senhor se algo indevido estará sendo dito por porfia, dissensão ou até mesmo em defesa de costumes restritos a placas de denominações. 

VEJA O COMENTÁRIO DO PASTOR E O CONTEXTO HISTÓRICO APÓS O VÍDEO



A BIBLIA, A SAGRADA PALAVRA DO SENHOR, é e sempre será o âmago de tudo o quanto formos escrever, pois nela consta como BASE PROFÍCUA QUANTO AO ÊXITO de um dia sermos verdadeiramente chamados como filhos Dele, e com isso galgarmos um lugar no Reino dos Céus. Portanto, necessário se faz ESTAR EM SANTIDADE em todo o espírito, a alma e o CORPO (I Tes. 5:23); SABENDO POR PRIMAZIA que esta santidade VEM DE DENTRO PARA FORA e não o contrário disso. PORQUE, o nosso corpo irá refletir sempre o âmago da nossa alma. ISTO É: Se estivermos imbuídos da vaidade, ela se refletirá no corpo, no falar, no andar e no vestir-se. NINGUÉM PODE ANDAR VESTIDO POR FORA COMO O MUNDO E SER SANTO POR DENTRO, e isto é indiscutivelmente cabal. PODEMOS ATÉ nos mostrar santos por fora (vestidos como se fossemos santos) e investidos de mundanos por dentro (túmulos caiados); PORÉM, AQUELE QUE ESTÁ EM UM PROCESSO DE SANTIDADE no espírito e na alma, IRÁ SEM SOMBRA DE DÚVIDAS REFLETIR NO CORPO UM ANDAR E TRAJAR MANSO E HUMILDE (nunca em vaidade:I Pedro 3:3, 4 e 5; Salmo 24:3,4 e 5). 

É primordial que nos atenhamos a uma questão primária enfaticamente dita pelo SENHOR JESUS DE QUE MUITOS SERÃO OS CHAMADOS E POUCOS OS ESCOLHIDOS (Mat 20:16 e 22:14); Porque uma coisa é certa e imodificável de que: NEM TODO AQUELE QUE DIZ SENHOR, SENHOR, ENTRARÁ NO REINO DOS CÉUS, MAS, AQUELE QUE FAZ A VONTADE DE MEU PAI QUE ESTÁ NOS CÉUS (Mat. 7:21). Isto nos parece uma irrealidade (uma matemática que não fecha), pois, nunca cresceu tanto o numero de evangélicos no mundo como agora! - Então, o que levaria a serem tão poucos aqueles que herdariam a vida eterna com Cristo, neste universo de pessoas que estão aderindo ao evangelho?- RESPOSTA: PORQUE A PORTA É ESTREITA E APERTADO O CAMINHO QUE CONDUZ A VIDA ETERNA (e poucos são os que se pré-dispõe a passar por ela) Mat. 7:13,14. Porquanto, a desobediência da palavra divina tendo uma das principais causas a vaidade (nos modismos), que segundo a bíblia (Isaias 5:18) é a corda que puxa a iniqüidade; que por sua vez levará a porta e ao caminho largo; e com isso a condenação condignamente escriturada. 

PARTE 2; AS CONCORDÂNCIAS: Antes de entrarmos ao enunciado divino quanto a cortar ou não os cabelos, é essencial que se faça uma analogia quanto a VERACIDADE TESTEMUNHAL DO APÓSTOLO PEDRO em relação A TUDO AQUILO EM QUE O APÓSTOLO PAULO ESCREVEU (pois inadvertidamente muitos vivem contestando o que ele escreveu) como ensinamento para ser seguido por aqueles que um dia ”pretendem” estar com o Senhor Jesus em celeste pátria: 

II Pedro 3: 14 "Por isso, amados, aguardando estas coisas, PROCURAI QUE DELE SEJAIS ACHADOS IMACULADOS E IRREPREENSÍVEIS EM PAZ. 15 E tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor; como também O NOSSO AMADO IRMÃO PAULO VOS ESCREVEU, segundo a sabedoria que lhe foi dada; 16 FALANDO DISTO, COMO EM TODAS AS SUAS EPÍSTOLAS, entre as quais há pontos difíceis de entender, QUE OS INDOUTOS E INCONSTANTES TORCEM, E IGUALMENTE AS OUTRAS ESCRITURAS, PARA SUA PRÓPRIA PERDIÇÃO". 

Esta carta com estes termos foi os últimos escritos do apóstolo Pedro, provavelmente descritos dentre os anos 66 e 68 DC., onde já tinha lido (todas as epistolas de Paulo) a primeira carta de Paulo aos Coríntios (nosso texto base a ser exposto) escrita em 55, 56 DC, as quais concordava com elas em número, gênero e grau, sendo que os INCONSTANTES (de dobre animo, com pé na igreja e outro no mundo) as estavam torcendo PARA SUA PRÓPRIA PERDIÇÃO. ISTO SIGNIFICA QUE TUDO O QUE O APÓSTOLO PAULO DESCREVEU EM I CORÍNTIOS 11 e nas suas demais epistolas, tem procedência, valor e aceitação. 

PARTE 3; CONCORDÂNCIAS 2: O apóstolo Pedro teria motivo suficiente, por ter sido seriamente admoestado por Paulo, onde ele até PODERIA FICAR QUIETO e não testemunhar da veracidade dos seus escritos, por que este ao escrever a epistola aos Gálatas 2:11 ao 14 (no ano aproximado de 49 DC antes do I Concilio em Jerusalém), descreveu que repreendera Pedro acintosamente na cara porque este era repreensível. Porém, como vemos Pedro não só não rebateu aquilo que Paulo descrevera de ruim no seu caráter, mas, também confirmou que Paulo recebera aquele evangelho do próprio Senhor Jesus Cristo (II Pedro 3:15 “SEGUNDO A SABEDORIA QUE LHE FOI DADA”), dando legitimidade a TODOS OS ESCRITOS DE PAULO (ver também Gálatas 2:9). Corroborando com o que descrevemos vemos na própria epistola aos Gálatas 1: 11 

"Mas faço-vos saber, irmãos, que O EVANGELHO QUE POR MIM FOI ANUNCIADO NÃO É SEGUNDO OS HOMENS. 12 PORQUE NÃO O RECEBI, NEM APRENDI DE HOMEM ALGUM, MAS PELA REVELAÇÃO DE JESUS CRISTO"; (ver II Coríntios 12:2, 3 e 4). 

PORTANTO, ninguém pode distorcer (NOS SEUS ESCRITOS O CASO DO CABELO) aquilo que o Apóstolo Paulo descreveu em suas epistolas, no “seu evangelho” o qual é de procedência do próprio Senhor Jesus Cristo quando foi arrebatado aos céus 14 anos antes, como está documentado em II Coríntios 12:2, 3 e 4. 

PARTE 4; SUBSIDIOS INSOFISMÁVEIS: A bíblia neotestamentária nos dá razões claras de que a mulher judia seguia os preceitos relativos a sua NATUREZA FEMININA e com isso já usava o cabelo comprido, não possuindo dolo quanto a essa questão como veremos a seguir na apresentação das seguintes questões: 

PERGUNTA 1: Com que tipo de cabelo que Maria, irmã de Marta e de Lázaro com o qual SECOU OS PÉS do Senhor Jesus em Betânia depois de ter passado o ungüento de nardo puro nos pés e na cabeça (João 12:1..., e Mateus 26:6...)? - RESPOSTA 1: Com os cabelos compridos é óbvio. 

PERGUNTA 2: Com qual tipo de cabelo a mulher pecadora (prostituta) secou os pés do Senhor Jesus após os regar com as sua lágrimas e ungindo-os com ungüento depois (Lucas 7:36...)? – RESPOSTA 2: Com os cabelos cumpridos é óbvio. Neste episódio vemos que até as prostitutas usavam cabelos compridos. 

PERGUNTA 3: Com que tipo de cabelo da mulher se referia o apóstolo Paulo na sua carta em I Timóteo 2:9, onde admoestava que ela devia usar trajes honestos e com modéstia e que também não deveria usar tranças? – RESPOSTA 3: Com cabelo comprido é óbvio, pois o cabelo curto não dá para fazer tranças, e com isso fica bem claro que as mulheres judias seguindo a sua natureza usavam cabelos compridos. 

CONSTATAÇÃO: No fechamento da bíblia, livro de Apocalipse nove (9) constam os seguintes versículos: 

“7 E o parecer dos gafanhotos era semelhante ao de cavalos aparelhados para a guerra; e sobre as suas cabeças havia umas como coroas semelhantes ao ouro; e os seus rostos eram como ROSTOS DE HOMENS. 8 E tinham CABELOS COMO CABELOS DE MULHERES, e os seus dentes eram como de leões”. 

Sem dúvida nenhuma vemos no livro de encerramento da bíblia, neste versículo chave, que os gafanhotos tinham rostos (faces) de homens, mas, cabelo de mulher (SEGUNDO A NATUREZA DE SER MULHER); então versa que o cabelo para o homem é curto (Levitico 19:27) se este não tivesse voto ao nazireado, e para a mulher o comprido como característica diferencial do homem. 

PARTE 5; NO VT: No livro de Cantares de Salomão HÁ SETE VERSÍCULOS onde ele descreve poética e apaixonadamente sobre os cabelos da sua amada. Sendo que em um deles vê-se que eles são nitidamente compridos: 4: 1 

“EIS que és formosa, meu amor, eis que és formosa; os teus olhos são como os das pombas entre as TUAS TRANÇAS; O TEU CABELO é como o rebanho de cabras que pastam no monte de Gileade”. 

Porquanto, demonstra-nos que o cabelo cumprido na mulher é uma característica de feminilidade; que é um complemento da formosura dando-lhe destaque a um rosto meigo e frágil a companheira de Adão. 

HÁ OUTROS TEXTOS BÍBLICOS QUE PODERIAM ENRIQUECER ESTE ESTUDO, como em I Pedro 3:3 O enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, (...); porém, acredito que já é o suficiente para embasar a análise simples e direta do que o apóstolo Paulo deixou-nos como ensinamento, no que segundo a: II Pedro 3:14 QUE OS INDOUTOS E INCONSTANTES TORCEM, E IGUALMENTE AS OUTRAS ESCRITURAS, PARA SUA PRÓPRIA PERDIÇÃO, como veremos AGORA em I CORINTIOS 11: 

1 SEDE meus imitadores, como também eu de Cristo (MIREM-SE EM MIM, SIGAM O QUE EU DIGO). 

2 E louvo-vos, irmãos, porque em tudo vos lembrais de mim, e retendes os preceitos como vo-los entreguei. (GUARDEM CONSIGO AQUILO QUE VOS ENSINEI COMO DOUTRINA) 

3 Mas quero que saibais que Cristo é a cabeça de todo o homem, e o homem a cabeça da mulher; e Deus a cabeça de Cristo. (O APÓSTOLO PAULO EXPLICA AS BASES DAQUILO QUE ESTÁ DISCORRENDO, PARA QUE NÃO HAJA DUVIDAS) 

4 Todo o homem que ora ou profetiza, tendo a cabeça coberta, desonra a sua própria cabeça. 

5 Mas toda a mulher que ora ou profetiza com a cabeça descoberta, desonra a sua própria cabeça, porque é como se estivesse rapada. (AS EQUIVALÊNCIAS) 

6 Portanto, se a mulher não se cobre com véu, tosquie-se também (SE ELA É DESOBEDIENTE TANTO FAZ). Mas, se para a mulher é coisa indecente tosquiar-se ou rapar-se, que ponha o véu. (PARA MULHER É INDECENTE CORTAR O CABELO OU RAPAR A CABEÇA; PORÉM, SE ESTÁ NESTA CONDIÇÃO, QUE PONHA EM USO O VÉU). 

7 O homem, pois, não deve cobrir a cabeça, porque é a imagem e glória de Deus, mas a mulher é a glória do homem. (ISTO É CONCEPÇÃO BÍBLICA, NÃO HÁ COMO MUDAR) 

8 Porque o homem não provém da mulher, mas a mulher do homem.. 

9 Porque também o homem não foi criado por causa da mulher, mas a mulher por causa do homem. 

10 Portanto, a mulher deve ter sobre a cabeça SINAL DE PODERIO, por causa dos anjos. (O CABELO COMPRIDO É SINAL DE PODER, DE CONSAGRAÇÃO NO QUE SE PODE ALUDIR TENUEMENTE AO NAZIREADO (consagrado ao Senhor) DE SANSÃO E A SUA HISTÓRIA EM JUÍZES DO 13 EM DIANTE; ONDE OS CABELOS COMPRIDOS REPRESENTAVAM A FORÇA; O PODER. ACREDITO QUE OS ANJOS POSSUAM CABELOS COMPRIDOS QUANDO VISÍVEIS). 

11 Todavia, nem o homem é sem a mulher, nem a mulher sem o homem, no SENHOR. 

12 Porque, como a mulher provém do homem, assim também o homem provém da mulher, mas tudo vem de Deus. 

13 Julgai entre vós mesmos: é decente que a mulher ore a Deus descoberta? (É DECENTE QUE A MULHER DIRIJA-SE A DEUS DE CABELOS CORTADOS OU A CABEÇA RAPADA?) – POR CERTO como segundo descreve o Apóstolo é QUE NÃO. 

14 Ou não vos ensina a mesma natureza que é ((((desonra para o homem ter cabelo crescido))))? (QUE NATUREZA É ESSA? – A DA CRIAÇÃO, HOMEM, PARA SER HOMEM; MULHER PARA SER MULHER ATÉ NAS SUAS EXPOSIÇÕES CORPORAIS). 

15 (((((((Mas ter a mulher cabelo crescido lhe é honroso)))))))), porque o cabelo lhe foi dado em lugar de véu. (NO CONTRATEXTO NOS DIZ QUE É DESONROSO PARA A MULHER TER O CABELO CORTADO OU RAPADO, HAJA VISTA QUE O CABELO FOI-LHE DADO NO LUGAR DO VÉU, O QUAL NÃO SE PODE APARAR UM VÉU, E MUITO MENOS CORTÁ-LO, COMO VEREMOS NA SEQUÊNCIA DOS ESCRITOS O SEU SIGNIFICADO) 

16 Mas, se alguém quiser ser contencioso (BRIGUENTO), nós não temos tal costume, nem as igrejas de Deus. 

NESTE  VERSÍCULO ACIMA RESIDE O PONTO BÁSICO ONDE OS INCONSTANTES  segundo o apóstolo Pedro, PRATICAM O MAIOR ERRO; NO QUAL UTILIZAM-SE DO: “nós não temos tal costume, nem as igrejas de Deus”, como sendo o ápice do apóstolo ter se desdito no que pregara nos quinze versículos anteriores (15). NO QUAL INADVERTIDAMENTE AFIRMAM QUE PAULO DIZ QUE NÃO EXISTE TAL COSTUME DO CABELO COMPRIDO OU MESMO O VÉU NAS IGREJAS DE DEUS. No entanto, a afirmação de Paulo é BEM AO CONTRÁRIO DO QUE AFIRMAM OS INCONSTANTES, pois, quem não quer aceitar que não aceite; quem quer desobedecer que desobedeça, pois a igreja de Cristo não quer e NEM TEM O COSTUME DE CONTENDER, DE BRIGAR, DE SER BIRRENTO COM TAIS PESSOAS QUE NÃO QUEREM OBEDECER. 

A harmonia contextualizada em I Coríntios 11: do versículo 1 ao 16 sobre o assunto em questão é perfeita, SENDO O CONTRÁRIO (a distorção do versículo 16) UMA ABERRAÇÃO e um verdadeiro assassinato do texto em seu contexto; UMA INVERSÃO DE VALORES QUE OS LEVARÃO A SUA PERDIÇÃO COMO BEM COLOCA O APÓSTOLO PEDRO EM: II Pedro 3: 14 Por isso, amados, aguardando estas coisas, PROCURAI QUE DELE SEJAIS ACHADOS IMACULADOS E IRREPREENSÍVEIS EM PAZ. 15 E tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor; como também O NOSSO AMADO IRMÃO PAULO VOS ESCREVEU, segundo a sabedoria que lhe foi dada; 16 FALANDO DISTO, COMO EM TODAS AS SUAS EPÍSTOLAS, entre as quais há pontos difíceis de entender, QUE OS INDOUTOS E INCONSTANTES TORCEM, E IGUALMENTE AS OUTRAS ESCRITURAS, PARA SUA PRÓPRIA PERDIÇÃO.

ABRINDO UM PARÊNTESE, VEJAMOS OS SEGUINTES TEXTOS BÍBLICOS SOBRE PARÁBOLAS EM MARCOS 4:

2  E ensinava-lhes muitas coisas por parábolas, e lhes dizia na sua doutrina:

11  E ele disse-lhes: A vós vos é dado saber os mistérios do reino de Deus, mas aos que estão de fora todas estas coisas se dizem por parábolas,
12  Para que, vendo, vejam, e não percebam; e, ouvindo, ouçam, e não entendam; para que não se convertam, e lhes sejam perdoados os pecados.

13  E disse-lhes: Não percebeis esta parábola? Como, pois, entendereis todas as parábolas?

33  E com muitas parábolas tais lhes dirigia a palavra, segundo o que podiam compreender.
34  E sem parábolas nunca lhes falava; porém, tudo declarava em particular aos seus discípulos.

Quando verdadeiramente discernirmos a Bíblia e as suas palavras nas parábolas e suas figuras, realmente entenderemos os seus desígnios.

O QUE SIGNIFICA O VÉU POR PARÁBOLA; POR FIGURA? – Primeiramente significa separação; comprometimento para com o esposo e nas solteiras, preservação para o com seu futuro esposo (as virgens). Como bem podemos ver nos casamentos a noiva com seu vestido é acompanhada do véu, onde só o noivo pode levanta-lo para desnudar a sua face e assim beija-la. O véu (branco) também é sinal de pureza, pois quem não é mais pura (já foi de outro) não pode casar com o véu. Igualmente, quando morria o esposo, a esposa usava o véu negro em que demonstrava sinal de pesar e a separação definitiva do seu marido ocorrida devido a sua passagem desta vida. O cabelo da mulher segundo as escrituras para um povo zeloso e de boas obras foi dado no lugar do véu. SE PODE CORTAR O VÉU OU APARÁ-LO? - TAMBÉM SE PODE CORTAR OU APARAR O CABELO! O véu BIBLICAMENTE é PARÁBOLA (colocação real física para explicar uma verdade espiritual) para o cabelo onde o é colocado com o mesmo valor referencial e com isto, NÃO HÁ DÚVIDAS QUE O QUE DIZ NA BIBLIA É A VERDADE E QUEM QUER CONTENDER, QUE CONTENDA; PORÉM JÁ CONHECERÃO A VERDADE, PERDENDO A INOCÊNCIA QUANTO A ELA; porque a palavra do Senhor nos que: E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará (do erro);....E se o Filho (o Senhor Jesus) os libertar, VERDADEIRAMENTE SEREIS LIVRES. 

PERGUNTA: PORQUE O SENHOR JESUS NÃO FALOU SOBRE O TEMA EM QUESTÃO E SÓ  PAULO,  APÓSTOLO DOS GENTIOS,  VEIO A DISCORRER SOBRE O ASSUNTO? – Porque como podemos ver na síntese bíblica que o povo judeu NÃO TRANSGREDIA ESSA DISPOSIÇÃO; porém, acreditamos que Deus em sua onisciência já sabia que deveria deixar registrado no seu santo livro para que o seu povo não viesse a transgredir no futuro aquilo que lhe era próprio. Não esquecer que em sendo Ele Paulo, o separado pelo Senhor Jesus Cristo para ser apóstolo do gentios, SÓ ELE tinha autoridade outorgada para isto.

FINAL: Tantos são os testemunhos de irmãos que foram arrebatados em espírito aos céus e em parte deles SEMPRE HÁ UMA ADMOESTAÇÃO DE QUE DEUS COBRA E DEFINE COMO desobediência a sua palavra a aquelas mulheres crentes no Senhor Jesus que cortam ou até mesmo aparam as pontas de seus cabelos (nos casos do irmão Adão, Santa Maria (que estava clinicamente morto); da missionária da caixa de sapato, (...). Deus em sua criação preserva fielmente as suas origens na loggia dos seus fins: O ESPINHEIRO NUNCA VAI DEIXAR DE SER ESPINHEIRO, COMO A LARANJEIRA, OS ANIMAIS E AS DEMAIS COISAS FORAM CRIADOS POR DEUS COM SEUS FINS ESPECIFICOS. A MULHER FOI CRIADA PARA SER MULHER E COM ISSO É DIFERENTE DO HOMEM E O HOMEM DIFERENTE DA MULHER. O homem não é para andar transvertido de mulher e nem a mulher transvertida de homem. ISTO DENOMINA-SE como A NATUREZA DE SUA CRIAÇÃO. A SANTIDADE (de espírito, alma e corpo), item básico e inconteste para salvação não é e nunca a será de fora para dentro, mas sim de dentro para fora. Assim como a laranja (as frutas) demonstram quando estão maduras por dentro através da sua casca por fora; isto é, prontas para a sua colheita, assim também o para aqueles que pretendem realmente terem uma vida em santidade para com o Senhor Jesus, e para com a sua família (a real e a da fé) através da obediência das Sagradas Escrituras. PORQUE, MUITOS SÃO OS CHAMADOS, MAS, POUCOS OS ESCOLHIDOS. Como encerramento deste singelos escritos quero vos deixar meditação um dos maiores textos poéticos e apaixonado do Escriturado Divino: 

CANTARES DE SALOMÃO 4: 1 “EIS que és formosa, meu amor, eis que és formosa; os teus olhos são como os das pombas entre as TUAS TRANÇAS; O TEU CABELO é como o rebanho de cabras que pastam no monte de Gileade”. 

QUE DEUS VOS ABENÇOE E GUARDE, AJUDANDO-NOS A ENTENDER A SUA VONTADE PARA UMA TÃO GRANDE SALVAÇÃO.




Comente, envie o seu parecer. Este é um espaço aberto para você dar a sua opinião e até mesmo para ouvir as dos demais.