terça-feira, 3 de abril de 2012

O JUSTO VIVERÁ DA FÉ!



E, SE ELE RECUAR, A MINHA ALMA NÃO TEM PRAZER NELE (Hb 10:38). Esta palavra parece-nos em uma primeira instância um texto bíblico como tantos outros quaisquer. Não que estes outros não tenham o seu devido valor dentro do compêndio do Livro dos livros.

Se atentarmos condignamente ao seu conteúdo, a sua essência, veremos que a sua profundidade é muito além das coisas óbvias; que ela transpassa  a inteligência humana e mergulha no intimo das coisas da alma.

Quando lemos este auspicioso texto bíblico, uma pergunta é nos licita fazer-nos no mundo real,  mas, a sua incidência será no mundo espiritual: “A MINHA ALMA COMO JUSTA, ESTÁ VIVENDO REALMENTE DA FÉ?”

Como posso ter uma certificada consciência de uma resposta correta, livre da autodefesa humana, para responder-me, sem examinar-me pela luz da palavra? – Certamente de pronto, o texto profícuo para iniciarmos a elucidar esta importante questão, está na constatação primaz de Romanos 8:1

"PORTANTO, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus,”

Se estou segundo ao Senhor Jesus Cristo? É porque estou na justiça divina pela fé e prática nos ensinamentos da sua palavra: “Se vós estiverdes em mim e as minhas palavras estiverem em vós,.(...) João 15:7. Porquanto, não estou condenado, porque estou no rol dos:

“Que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito."  (Romanos 8 : 1)

Pelo que bem vemos, as coisas da carne, é que são às vilãs para nos tirar o passaporte da justiça mediante a fé. Portanto, se ando segundo a carne, estou na injustiça E NÃO VIVO EU DA FÉ.

O "EU" TEM QUE SER NEGADO, E A CARNE CRUCIFICADA, PARA QUE VIVA DA FÉ:
O que poucos hão de convir, e isto é bíblico que: Muitos são os chamados e poucos os escolhidos. (Mateus 20:16 e 22:14)”. Porque, é preciso que eu negue a mim mesmo para seguir ao Senhor Jesus Cristo ("E chamando a si a multidão, com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e TOME A SUA CRUZ, E SIGA-ME.  Marcos 8 : 34)”,  e isto é sem dúvida nenhuma o maior empecilho neste GRANDE DILEMA DA OPÇÃO DO TER QUE NEGAR A MIM MESMO, DE CARREGAR A MINHA CRUZ E O  DE TER QUE CRUCIFICAR A MINHA CARNE.

"Já estou CRUCIFICADO COM CRISTO; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim."  (Gálatas 2 : 20)

A MÃE DE TODAS AS BATALHAS É A LUTA DA CARNE CONTRA O ESPÍRITO.
Uma luta descomunal é travada no mundo espiritual. Se o Espírito ganhar, crucifica a carne, e se a carne ganhar mortifica o Espírito.

"Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis."  (Gálatas 5 : 17)

No fragor desta cruenta e decisiva batalha, A ALMA É O TROFÉU EM DISPUTA. Quem vencer a levará para o céu ou para o inverno (vide Gálatas 5:22).

O CORPO É EM SACRIFÍCIO VIVO
PORTANTO, tenho que crucificar a minha carne (a vaidade carnal); porque, no momento que eu passo a CULTUAR o meu CORPO o expondo na vitrine do mundo, estou dando vazão às coisas da carne, e com isto as coisas do Espírito estão sendo ab-rogadas. Agora, se por outro lado eu venha a sacrificar a carne, dou vazão às coisas do Espírito, e com isso por razão, racionalmente posso ESPIRITUALMENTE CULTUAR A DEUS.

“ROGO-VOS, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. (Romanos 12:1)”.

UMA MUDANÇA MENTAL
Sem uma completa mudança de atitude, eu não posso dar ganho às coisas do Espírito. Então é necessário que haja UMA REVOLUÇÃO EM MEU ENTENDIMENTO, UMA TRANSFORMAÇÃO DE PENSAMENTO para que haja uma mudança de mente, para ter vitória nesta difícil batalha do NEGAR A MIM MESMO, não mais me conformando com as coisas do mundo:

E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. Romanos 12:2)”.

O OLHAR AS COISAS QUE SÃO DO MUNDO É O PORQUÊ DE TUDO ISSO:
A sedução da carne e a sua conclusiva condenação provêm do olhar as coisas que são do mundo:

“Porque TUDO O QUE HÁ NO MUNDO, a CONCUPISCÊNCIA DA CARNE, a CONCUPISCÊNCIA DOS OLHOS e a SOBERBA DA VIDA, NÃO É DO PAI, MAS DO MUNDO. E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre. (I João 2 17 e 18)”.

NÓS GENTIOS SOMOS DUROS DE CORAÇÃO, PORQUE A MENTE É VAIDOSA
A bíblia diz que nós os gentios (não judeus), somos seriamente prejudicados pela vaidade que domina a nossa mente e nos torna duros de coração.  A vaidade nos entenebrece o entendimento e nos separa de vida de Deus, porque queremos viver a vida da nossa maneira e não segundo a Cristo.


"E digo isto, e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam também os outros gentios, na vaidade da sua mente.  Entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração;  Os quais, havendo perdido todo o sentimento, se entregaram à dissolução, para com avidez cometerem toda a impureza.  Mas vós não aprendestes assim a Cristo.  Se é que o tendes ouvido, e nele fostes ensinados, como está a verdade em Jesus; (Efésios 4:17-21)".


SÓ O SENHOR JESUS CRISTO PODE NOS DAR A VITÓRIA
Falar é fácil, o difícil é fazer a vontade de Deus ao obedecer a sua palavra. Só olhando para o Senhor Jesus PARA QUE POSSA EU VERDADEIRAMENTE VIVER DA FÉ:

"Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus."  (Hebreus 12 : 2)

CONCLUSÃO:
O viver verdadeiramente da fé incide no obedecer à palavra divina sem restrições, e a fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus; porque, SEM FÉ É IMPOSSÍVEL AGRADAR A DEUS:

"Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam."  (Hebreus 11 : 6)

A grande e conclusiva questão está no saber se ela a fé realmente irá nos levar a Deus? - O Salmista preocupado em saber esta condição supracitada, profere a instigante questão: quem é que está apto ao êxito de estar no monte Santo do Senhor?



"Quem subirá ao monte do SENHOR, ou quem estará no seu lugar santo?


RESPOSTA: "Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente".


Quando a alma está embebida da vaidade é, porque a carne é a vencedora e está determinando as ações na exposição do corpo, do ego em sua soberba no falar, andar e vestir. Entretanto, os limpos de mãos; os puros de coração; que tem a alma que não é vaidosa e os não mentirosos são:


OS EXITOSOS: "Este receberá a bênção do SENHOR e a justiça do Deus da sua salvação. Salmo 24:3-5)".


A vida cristã é uma vida de separação das coisas que são do mundo. Pois o Senhor Jesus vem para buscar para si um povo zeloso e de boas obras; Porquanto:

"BEM-AVENTURADO o homem QUE NÃO ANDA segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores." (Salmos 1:1)

"PORTANTO, VEDE PRUDENTEMENTE COMO ANDAIS, não como néscios, mas como sábios, (Efésios 5:15)”.

Que o Senhor nos ajude realmente viver da fé.