quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

OS BRINCOS SÃO CHAMADOS DE DEUSES ESTRANHOS


INTRODUÇÃO:
O aporte ao erro nunca o foi de pronto. Ele sempre foi colocado aos pouquinhos no longo dos anos, como uma pequena raposinha a destruir toda a vinha. O um pouquinho só não faz mal é a medida do fermento que levedou toda massa.

A perda do teor descaracteriza a essência. O colocar água no leite é na verdade o leite na água; porque, ele perde a sua essência que foi dissolvida pela água tirando ás características do leite.

As coisas nocivas sejam no mundo secular, quanto na palavra divina, foram inseridas aos poucos, e imperceptivelmente. Quando dá-se conta já estão arraigadas, sem sentimento de temor, remorso ou até mesmo de culpa.

Da mesma forma sutil praticada como inocentes fossem, é o trabalhar da desobediência para levar-nos a perda da salvação através das pequenas coisas.  

A PERDA DA ESSÊNCIA
O cálice do vinho virou água e o pão virou areia que foi levada pelo vento. O que era não é mais, e assim caminha a humanidade para o seu ocaso.

O que era deus estranho, agora entre a cristandade desfila solene pelos corredores da vida.

DEUSES ESTRANHOS
Em vista de tantas dúvidas do povo divino quanto aos preceitos do Grande Jeová e por conseguinte Deus Altíssimo, viemos trazer não só um pouco da historicidade desta questão, em alguns fatos a nível secular, como também a textos e contextos no Sagrado Livro.


Para que não erremos o Senhor Jesus manda-nos Examinar as Escrituras se julgamos ter nelas a vida eterna (João 5:39), PORQUE; ERRAMOS POR NÃO CONHECER AS ESCRITURAS E NEM O PODER DE DEUS (Mateus 22:29), em vista do povo do Senhor NO PASSADO ter sido destruído por FALTA DESTE CONHECIMENTO (Oséias 4:6).

A PERMISSÃO OU A NEGAÇÃO DIVINA QUANTO A SE USAR O BRINCO tem sido debatido há muitos anos pela cristandade. Alguns tomaram a posição de não usá-los e outros de que nada mudaria se os usasse. QUEM ESTÁ CERTO NESTA QUESTÃO?

Deuses estranhos, quer dizer que são deuses estrangeiros, costumes estrangeiros não condizentes com o povo divino.

Porquanto, desde a sua origem, segundo a Bíblia Sagrada, e a sua historicidade foram concebidos para serem usados como talismãs ou amuletos, produzindo ocultamente encantamentos, como bem vemos no artigo do link abaixo:

http://luisdornelesdeoliveira.blogspot.com.br/2015/05/o-efeito-oculto-no-uso-dos-brincos.html

QUE SÃO ARRECADAS (BRINCOS) E PINGENTES?
Arrecadas (brincos com algo pendurando com formas de amuletos: sol, lua, pássaros, pirâmides, conchas, argolas, figas, (...). Pendentes, pingentes, brincos. 

O que é o pingente? Pingente é um adorno que pende de uma jóia (colar ou brinco).


A ORIGEM DOS BRINCOS 

UMA LENDA
http://curiosidadesfashions.fashionblog.com.br/248365/A-origem-dos-brincos/


Uma lenda árabe conta que Sara, esposa de Brahmi, era terrivelmente ciumenta e, tendo notado as especiais atenções de seu esposo pela escrava Hadjer, num momento de furor, fez furar os lóbulos das orelhas da rival.
Brahmi tratou com carinho as feridas da escrava, mas, quando cicatrizaram, notou que deixaram um furo em cada orelha. Para consolar a escrava, ele fez passar através dos furos dois aros de ouro que fizeram Hadjer ficar mais bela e atraente.

UMA HISTÓRIA
http://origemdapalavra.com.br/palavras/arrecadas/

Por exemplo, brincos. Esta palavra vem do Latim vinculum, “corrente, cadeia”. Ou os brincos antigos tinham essa forma ou as moças de antanho os usavam para acorrentar os corações dos rapazes.

Se um dia você for dar brincos para a sua namorada, use uma palavra agora desconhecida mas que faz parte ainda do nosso idioma: arrecadas. Antigamente se dizia alcarrada; essa palavra veio do Árabe al-qarrat. Que tal dizer: “Minha gata, aceite estas arrecadas como penhor de minha admiração.”?


ARRECADAS COMO AMULETOS OU TALISMÃS 
http://www.bible-facts.info/comentarios/vt/genesis/DeusConfirmaaAliancacomJaco.htm


Todos então deram a Jacó os seus ídolos, e os brincos de suas orelhas: brincos representam uma palavra original que significa encantamentos, sendo, portanto, amuletos para proteção contra bruxarias, mau-olhado, etc., pendurados do pescoço ou das orelhas de pessoas de ambos os sexos. Jacó os escondeu, enterrando-os debaixo dum carvalho junto a Siquém: séculos mais tarde, lemos sobre o caminho do carvalho dos adivinhadores (Juizes 9:37), que pode ser este carvalho, talvez porque Jacó enterrou os deuses estrangeiros e as argolas ali, para que nunca mais fossem usados.


UM PARECER
http://wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/1200001238

Em muitas nações da antiguidade, homens, mulheres e crianças usavam arrecadas. Que elas eram usadas por homens, em muitos países, é evidente de representações de estrangeiros em monumentos egípcios. 

No Egito, porém, parece não ter sido costumeiro os homens usarem arrecadas, e não há certeza sobre se os homens israelitas costumavam usá-las. 

Os midianitas usavam arrecadas, que os israelitas tomaram deles como parte dos despojos de guerra. (Núm 31:1, 2, 50) Quando Arão estava para fazer o bezerro de ouro, no ermo, ele ordenou aos israelitas: “Arrancai as arrecadas de ouro que há nas orelhas de vossas esposas, de vossos filhos e de vossas filhas, e trazei-mas.” — Êx 32:1-4.

As mulheres egípcias costumavam usar arrecadas de grandes argolas de ouro, algumas tendo de 4 a 5 cm de diâmetro, embora houvesse outras ainda maiores e feitas de tantas quantas seis argolas soldadas juntas. Arrecadas de prata foram encontradas em Tebas, algumas delas sendo meros botões. 

Às vezes, as arrecadas egípcias, semelhantes às dos assírios, tinham um desenho bastante elaborado; algumas delas eram em forma de cruz. Era costume prender a arrecada por introduzir a própria argola ou um gancho no furo feito no lóbulo da orelha.

No antigo Egito, pessoas de alto nível social às vezes usavam nas orelhas ornamentos de ouro em forma de áspide, cujo corpo se achava cravado de pedras preciosas. As arrecadas no Oriente Médio às vezes consistiam em argolas às quais se prendia algum tipo de jóia como pendente. Algumas delas eram chamadas de “pingentes” (hebr.: neti·fóhth, derivado de na·táf [que significa “pingar” ou “gotejar”]). Este termo evidentemente se relaciona com um enfeite ou pendente em forma de gota. Os “pingentes” podem ter sido pérolas ou contas de prata ou de ouro, mas não são descritos na Bíblia. (Jz 8:26) Encontravam-se entre as coisas que Jeová disse que tiraria das soberbas “filhas de Sião”. — Is 3:16, 19.

Fiéis hebreus e cristãos não usavam arrecadas como amuletos, embora outros dos tempos antigos o fizessem. Embora a Bíblia não especifique que “as arrecadas” dos da casa de Jacó fossem encaradas como amuletos, Jacó enterrou tanto “os deuses estrangeiros” como “as arrecadas” dos da sua casa sob a árvore grande perto de Siquém. (Gên 35:2-4) “As ornamentais conchas zunzunantes” das soberbas “filhas de Sião” eram algum tipo de talismã, que talvez fosse suspenso no colar ou usado nas orelhas. — Is 3:20.

UM COSTUME USADO PRINCIPALMENTE NO EGITO E POR ISMAELITAS
http://cristoembrevevira.com/orientacoes-praticas-sobre-os-enfeites/

Orientações práticas sobre os enfeites
julho 10, 2012
By Sikberto

O QUE DEUS PENSA SOBRE OS ENFEITES?


Juizes 8:24 – Disse-lhes mais Gideão: Um pedido vos farei: dai-me vós, cada um as argolas do seu despojo (porque tinham argolas de ouro, pois eram ismaelitas).

Estamos notando aqui que os ismaelitas (não os israelitas, povo de DEUS), eram identificados por argolas de ouro que costumavam usar.

Ao examinarmos a Bíblia, notamos que o uso de adornos (brincos, pulseiras, colares, anéis, etc…) é um costume vindo dos povos pagãos, ou seja, não seguidores do DEUS de Israel. Quando nos é relatado a respeito do povo judeu usando esses adornos, sempre nos é passada a informação de ser essa uma influência maléfica que contaminou o povo de DEUS.

Êxodo 12: 35 e 38 – “Fizeram, pois, os filhos de Israel conforme à palavra de Moisés, e pediram aos egípcios jóias de prata, e jóias de ouro, e roupas. E subiu também com eles muita mistura de gente, e ovelhas, e bois, uma grande quantidade de gado.”

Dentre a multidão de judeus que saiu liberto do Egito, havia uma mistura de raças, e, além disso, os judeus não saíram do Egito sem antes pedir que lhes fosse dado objetos de ouro e prata. Que objetos seriam esses?

Infelizmente a permanência no Egito por mais de 400 anos, fez com que o povo judeu sofresse forte influência dos costumes egípcios, e, dentre os maus hábitos que os influenciou estavam o consumo exagerado de carnes, a idolatria e, sem dúvida nenhuma o uso de jóias e pinturas.


UM EPISÓDIO DA HISTORICIDADE DAS ARRECADAS (BRINCOS) NO BRASIL:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Andr%C3%A9_Jo%C3%A3o_Antonil


Uma crônica de: Giovanni Antonio ou João Antônio Andreoni, que adotou o nome André João Antonil , um Jesuíta Italiano no Brasil  (1649-1716):...(...). E o pior é que a maior parte do ouro que se tira das minas passa em pó e em moedas para os reinos estranhos, e a menor é a que fica em Portugal e nas cidades do Brasil, salvo o que se gasta em CORDÕES, ARRECADAS E OUTROS BRINCOS, DOS QUAIS SE VÊEM HOJE CARREGADAS AS MULATAS DE MAU VIVER E AS NEGRAS MUITO MAIS DO QUE AS SENHORAS. 

A METAMORFOSE DOS BRINCOS

ARRECADAS (BRINCOS, MOTIVOS AMULÉTICOS)) QUE SE METAMORFOSEARAM ATÉ OS DIAS DE HOJE: ARRECADAS DE VIANA (BRINCOS DE VIENA) Também designadas por argolas filigranadas, de “bambolina” ou de “pelicano” - esta referências dizem respeito ao quarto crescente móvel (ASTROLOGIA), daí estas duas últimas designações serem populares. São as herdeiras das (((ARRECADAS CASTREJAS))) que SE (((METAMORFOSEARAM ATÉ AOS NOSSOS DIAS))) MAS QUE SE MANTÊM NA SUA ESSÊNCIA, COM PEQUENAS ALTERAÇÕES. Logo a seguir às contas de Viana, são as peças com antepassados mais antigos, bastante semelhantes às encontradas em Afife, Laundos e Estela, (((COM APROXIMADAMENTE 2.500 ANOS E COM OS MESMOS MOTIVOS AMULÉTICOS))).

O POVO SANTO NÃO PODE USAR BRINCO
http://www.museudaourivesaria.com/pecas_brincos_arrecadas.htm


BRINCOS Nada mais significativo de miséria do que não ver BRINCOS A PENDER DAS ORELHAS. Quem desculparia ver uma mulher de antigamente, por mais humilde que fosse, desprovida de ARRECADAS?

 Sem a mais ligeira contemplação o povo considerava-a uma “mulher fanada”! Para melhor se julgar quão desprestigiante era a falta de brincos, BASTA DIZER QUE AOS SANTOS SE PROMETIA ANDAR SEM ELES – e, COMO PROVA DO SACRIFÍCIO, ERA COISA DE SE TER EM CONTA MUITO ESPECIAL.

É LÍCITO FURAR A ORELHA PARA COLOCAR BRINCO SENDO CRENTE?
"Pelos mortos não dareis golpes na vossa carne; nem fareis marca alguma sobre vós. Eu sou o SENHOR."  (Levítico 19 : 28)


DEUSES ESTRANHOS: O POVO DE DEUS PODE USAR BRINCOS? 

PELA PALAVRA DIVINA A BÍBLIA SAGRADA DIZ QUE NÃO!
Muitos pensam que o perfil da igreja do Senhor começou a ser delineado (no Êxodo) após o cativeiro no Egito; porém, o certo é que este perfil pela sapiência divina quanto ao coração do homem já   está delineado de Gênesis a Apocalipse e neste ínterim vemos claramente os desígnios do Altíssimo quanto ao esse ato:

BRINCOS: COSTUMES PROVAVELMENTE ADQUIRIDO DE OUTROS POVOS PELAS MULHERES DA FAMÍLIA DE JACÓ:

GÊNESIS 35:1  DEPOIS disse Deus a Jacó: Levanta-te, sobe a Betel (CASA DO SENHOR), e habita ali; e (((((FAZE ALI UM ALTAR AO DEUS)))) que te apareceu, quando fugiste da face de Esaú teu irmão. 

Então disse Jacó à sua família, e A TODOS OS QUE COM ELE ESTAVAM: Tirai OS (((DEUSES ESTRANHOS))), que há no meio de vós, e (((PURIFICAI-VOS))), e MUDAI AS VOSSAS VESTES.


E levantemo-nos, e subamos a Betel; e ali farei um altar ao Deus que me respondeu no dia da minha angústia, e que foi comigo no caminho que tenho andado. 


Então deram a Jacó todos OS DEUSES ESTRANHOS, QUE TINHAM EM SUAS MÃOS, E ((((AS ARRECADAS))) (BRINCOS) que estavam (((EM SUAS ORELHAS))); e Jacó os escondeu (ENTERROU, SEPULTOU) debaixo do carvalho que está junto a Siquém. 


E partiram; e o terror de Deus foi sobre as cidades que estavam ao redor deles, e não seguiram após os filhos de Jacó.


Assim (DESSA MANEIRA) chegou Jacó a (((Luz))) (ESPIRITUALIZADO COMO JESUS), que está na terra de Canaã (TERRA PROMETIDA) ((((esta é Betel)))) (CASA DO SENHOR), ele e todo o povo que com ele havia (NINGUÉM SE PERDEU OU FOI ATACADO). 


E edificou ali um altar (TEVE ÊXITO), e chamou aquele lugar El-Betel; porquanto Deus ali se lhe tinha manifestado, quando fugia da face de seu irmão. ((((COMO VEMOS LÁ NO INICIO JÁ ERA UMA QUESTÃO DE PURIFICAÇÃO NÃO USÁ-LOS)))).

O POVO ISRAELITA VOLTA A USAR BRINCOS (COM PENDENTES, PINGENTES E ARRECADAS); COSTUME READQUIRIDO NO EGITO 

ÊXODO 32:1  MAS vendo o povo que Moisés tardava em descer do monte, acercou-se de Arão, e disse-lhe: Levanta-te, faze-nos deuses, que vão adiante de nós; porque quanto a este Moisés, o homem que nos tirou da terra do Egito, não sabemos o que lhe sucedeu. E Arão lhes disse: ARRANCAI OS PENDENTES DE OURO, QUE ((((ESTÃO NAS ORELHAS)))) DE VOSSAS MULHERES, E DE VOSSOS FILHOS, E DE VOSSAS FILHAS, e trazei-mos. Então todo o povo arrancou os pendentes de ouro, que estavam nas suas orelhas, e os trouxeram a Arão.

O QUE DIZ SOBRE O ASSUNTO NO NOVO TESTAMENTO??? . QUE DIZ PEDRO, O APÓSTOLO DOS JUDEUS: 

I PEDRO 3: 1  SEMELHANTEMENTE, vós, mulheres, sede sujeitas aos vossos próprios maridos; para que também, se alguns não obedecem à palavra, pelo porte de suas mulheres sejam ganhos sem palavra;

2  ((((Considerando a vossa vida casta, em temor))). (HÁ QUE SE CONSIDERAR QUE ESTE É UM USO DE UMA VIDA CASTA EM TEMOR A DEUS).

(((O ENFEITE DELAS NÃO SEJA O EXTERIOR))), NO FRISADO DOS CABELOS, (((NO USO DE JÓIAS DE OURO))), NA COMPOSTURA DOS VESTIDOS;
Mas o homem encoberto no coração; no incorruptível traje de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus.

(((PORQUE ASSIM SE ADORNAVAM TAMBÉM ANTIGAMENTE AS SANTAS MULHERES QUE ESPERAVAM EM DEUS))), e estavam sujeitas aos seus próprios maridos;

OBSERVAÇÃO: É elementar o QUE diz a palavra divina na sua correta interpretação que: AS SANTAS MULHERES QUE ESPERAVAM EM DEUS E QUE ESTAVAM SUJEITAS AO SEU PRÓPRIO MARIDO NÃO USAVAM E NEM DEVEM USAR ESTAS JÓIAS AMULÉTICAS E ENCANTADAS.


QUE DIZ PAULO, O APÓSTOLO DOS GENTIOS (NÓS)?

I TIMÓTEO 2:9  Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, (((NÃO COM))) tranças, OU COM OURO, OU PÉROLAS, ou (((VESTIDOS PRECIOSOS))), 

10  Mas ((((COMO CONVÉM A MULHERES QUE FAZEM PROFISSÃO DE SERVIR A DEUS))) com boas obras


DESNECESSÁRIO É TECER MAIS ALGUM COMENTÁRIO, pois, a palavra de Deus POR SI, SE INTERPRETA.

A clarividência é notória (((SEGUNDO AS ESCRITURAS))) de que o uso de brincos ou qualquer outra espécie de jóias que venha a chamar a atenção de outrem, não convém ao povo de Deus.

ORA, bem sabemos que também segundo as Escrituras, o Senhor veta o seu uso DEVIDO A EXPOSIÇÃO CORPORAL em um ato de VAIDADE.

SALMOS 24:Quem subirá ao monte do SENHOR, ou quem estará no seu lugar santo?

AQUELE QUE É LIMPO DE MÃOS E PURO DE CORAÇÃO, QUE NÃO ENTREGA A SUA ALMA À VAIDADE, nem jura enganosamente.Este receberá a bênção do SENHOR e a justiça do Deus da sua salvação.


 Que Deus vos abençoe e guarde.