segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

QUEM SOU EU? - O EU DESCONHECIDO.

A verdadeira identidade do eu irnterior não nos é totalmente conhecida. A ciência, a psicologia tenta classificar indivíduos quando os examina em consultórios; laboratórios, hospitais e outros com este fim.

Livros e livros tem sido escritos com a finalidade de trazer a lume dados consistentes sobre a personalidade humana.
 
Diz em um site que: A psicologia moderna trabalha com 4 perfis psicológicos: Colérico, Melancólico, Sanguíneo e Fleumático. Esses perfis são fundamentais para as escolhas de carreira, trabalho, parceiro, sócio e até da modalidade esportiva. Conhecê-los é essencial para sabermos quem e como somos, o porquê de nossos hábitos e atitudes e o modo como agimos. 

COLÉRICA: É uma pessoa ativa, otimista e dinâmica. Líder nata, a colérica não tem medo de assumir riscos e de enfrentar desafios. É trabalhadora, tem uma enorme disposição física e demonstra muita determinação e perseverança.
   
Do lado negativo, o perfil colérico é extremamente agitado e impulsivo, tendendo ao egoísmo e arrogância. 

Desaprovada pela bíblia: Prudente em vez de impulsivo; compartilhador em de egoísta e humilde em vez de arrogante.

MELANCÓLICA: É passiva, muito sensível e tímida. Extremamente criativa e imaginativa, a melancólica tem fortes tendências artísticas e pedagógicas. Possui grande empatia e é incapaz de ferir alguém.

   
Por outro lado, tende a ser pessimista e ansiosa. Tem baixo nível de concentração, é distraída, dispersa e perde o foco facilmente. 

Desaprovada pela bíblia: O tímido não prega o evangelho; o pessimista não tem fé e sem fé é impossível agradar a Deus; o disperso perde o ânimo facilmente e deixa de lado aquilo que está fazendo.
   
SANGUÍNEA: É ativa, extremamente sociável e animada. Com alto grau de energia, demonstra grande capacidade de concentração e disciplina. Tem facilidade para trabalhar em equipe e lidera pelo exemplo. Preocupa-se com o futuro e com a sua independência.

    No entanto, às vezes demonstra ser crédula e boazinha demais. Também tem tendências a exagero e a acreditar nas próprias fantasias. A sanguínea costuma ser volúvel e indisciplinada.

Desaprovada pela bíblia: O exagerado e fantasioso falta com a verdade; o volúvel vai de acordo com o vento e o indisciplinado não obedece a ninguém

FLEUMÁTICA: É passiva, dotada de uma calma acima do normal e com alto grau de eficiência e inteligência prática. Cumpridora, confiável e honestíssima, a fleumática é uma excelente sócia e parceira. Tem facilidade para cumprir tarefas, ler e pensar e se interessa por cultura, estudo e desenvolvimento profissional.

    Apesar disso, a fleumática é introvertida, indecisa e muito desconfiada. Ela se desmotiva com facilidade e se contenta com pouco. Tem fortes tendências para o comodismo e conformismo, além de ser muito conservadora e rígida. Encontra muita dificuldade em trabalhar em equipe. 


Desaprovada pela bíblia:  Indeciso; desconfiado; desmotivado; acomodado; conformado e tem dificuldade para trabalhar em equipe, são características que não serve para Deus segundo a sua palavra.
 

 Já em outro como curiosidade você pode até fazer um teste preliminar de auto-conhecimento, aludindo a identificar quais seriam as partes do fruto do espírito a serem desenvolvidas:


No entanto a palavra divina colocando um ponto inicial ao qual dele, ela a bíblia, começa traçar o perfil de todo aquele que ainda não conhece verdadeiramente o Senhor Jesus Cristo quando diz que:

"Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?"  (Jeremias 17 : 9)

Porque, quando conhecemos verdadeiramente o Senhor Jesus Cristo e Nele está:

"Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo."  (II Coríntios 5 : 17)

A velha criatura e as suas mazelas, em Cristo não existe mais. Quem não morre para o mundo e vive para Deus, ainda está preso interiormente nas coisas do mundo fazendo-se inimigo de Deus:

"Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. (Tiago 4 : 4)

A VERDADEIRA IDENTIFICAÇÃO
O coração, que é a sede dos sentimentos de amor, paixão, ódio, alegria, dor (...), é um ilustre desconhecido. Ele é uma caixa de surpresas que pode até deixar-nos atônitos com as suas prerrogativas nas mais diversas atitudes e decisões que venha a tomar.

Para começar a traçar um perfil mais idôneo, a palavra divina nos que:

"Portanto, pelos seus frutos os conhecereis."  (Mateus 7 : 20)

São pelos frutos que se identifica a árvore, PORQUE:

MATEUS 7:16  Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos?
 
17  Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus.
 
18  Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons.
 
19  Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo.
20  Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.

Não como se ter duas personalidades; não há como se ter dois perfis. Não há como ser santo dentro da igreja e fora dela ter todas as atitudes da velha criatura onde a exposição da carne, a soberba da vida nas suas vaidades que ditavam os rumos:

GÁLATAS 5:19  Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, *lascívia,

*(desejo imoderado, e sensualidade nos mais diversos sentidos)
 
20  Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,
21  Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.

O HUMILDE E MANSO DE CORAÇÃO
O humilde a manso de coração são prerrogativas condicionais para que se alcance com outras o êxito de sermos chamados de cristãos verdadeiros.

O humilde de coração não se ensoberbece e não folga com a injustiça. O manso de coração não age com indisciplina e não se rebela contra a palavra divina.

MÃOS LIMPAS; CORAÇÃO PURO; SEM VAIDADE E NÃO FALTA COM A VERDADE 
Alinhar a nossa personalidade, o nosso temperamento de acordo com a palavra divina requer sobriedade nos atos praticados; sinceridade; humildade e a prática da verdade:

"Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente."  (Salmos 24 : 4)

OS TRANSFORMADOS POR DEUS
Os que são transformados por Deus, novas criaturas são; Não vivem de acordo com o mundo e às suas concupiciencias; mas fazem-se inimigos dele.

O que eram, já não são mais. Os seus temperamentos, às suas personalidades já não condizem com vã maneira de viver herdada de nossos pais.

Tiveram mudança de mente para poderem provar qual seria a boa e agradável vontade de Deus:

"E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus."  (Romanos 12 : 2)

O coração que é a fonte dos temperamentos e das personalidades nas saídas para vida, agora é severamente vigiado:

"Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida."  (Provérbios 4 : 23)

O não vivo mais eu, mas Cristo vive em mim tornou-se uma realidade, pois consegui negar a mim mesmo, esta é a verdade:

"E chamando a si a multidão, com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me."  (Marcos 8 : 34)

O nosso temperamento, a nossa personalidade já não se identificam com ás do velho homem. Porquanto, podemos sabermos quem somos nós quando estamos plenamente no Senhor Jesus Cristo.

A Ele sejam dadas toda a honra poder e glória nos céus e na terra.