quinta-feira, 8 de agosto de 2013

A NOVA VISÃO AOS GÁLATAS

Disse o Senhor Jesus Cristo ao cego: "O que queres que eu te faça?" - Resposta do cego: "Senhor que eu veja".

Passou-se  dois mil anos do acontecimento literal acima exposto, e o que era literal ficou para ensino espiritual.

O que nasce cego não tem a idéia do mundo que o cerca, ele só sente aquilo que toca; ele almeja quem sabe um dia ver.

O que fica cego depois de ter visto irá lamentar amargamente a perda da visão que um dia tivera, mas uma doença roubara-lhe a dádiva do ter visto.

A palavra do Senhor nos diz que o deus deste século tem cegado o entendimento DOS INCRÉDULOS para que não resplandeça A LUZ DO EVANGELHO da glória de Cristo, que é a imagem de Deus (II Cor. 4:4).

Isto quer nos dizer que: "Lúcifer está agindo na mente daquelas pessoas que não creem mais na LUZ DO EVANGELHO, o qual é a glória do nosso Senhor Jesus Cristo.

A palavra não é mais para ESTES CEGADOS NO SEU ENTENDIMENTO (visão espiritual) PELO DEUS  DESTE SÉCULO descritos em II Coríntios 4:4; a lâmpada para os seus pés e o Senhor Jesus Cristo por consequência deixou de ser a luz do mundo pela sua palavra?

"Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho."  (Salmos 119 : 105)

"Eu sou a luz que vim ao mundo, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas."  (João 12 : 46)

Por conseguinte, perderam a visão pela doença do século, permanecendo nas trevas.

AS NOVAS VISÕES
Segundo a palavra do Senhor, os falsos mestres iriam ser os agentes desta doença sugestionada pelo deus deste século.

Porquanto, para que uma visão perca o seu efeito é sinal que uma nova visão já está no caminho. Isto é uma realidade a qual temos visto a cada dia que passa na grande mídia.

A nova visão de agora tem como base uma carta do apóstolo Paulo fora do seu contexto, a qual tem virado pretexto para heresias e desvirtuamentos.

AS DITAS NOVAS VISÕES DE GÁLATAS
Para começar é bom que se diga que o Evangelho citado por Paulo aos Gálatas assim está escrito JÁ NO SEU INÍCIO:

GÁLATAS 1:6  Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Cristo para OUTRO EVANGELHO;
7  O qual não é outro, mas há alguns que vos inquietam e querem transtornar o evangelho de Cristo.
8  Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema.

9  Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema.

10  Porque, persuado eu agora a homens ou a Deus? ou procuro agradar a homens? Se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo.

11  Mas faço-vos saber, irmãos, que o evangelho que por mim foi anunciado não é segundo os homens.

12  Porque não o recebi, nem aprendi de homem algum, mas pela revelação de Jesus Cristo.

Conquanto, há um só evangelho e uma só fé, e mesmo que um anjo do céu ou qualquer outro agente mestrado no mundo secular venha falar-nos de UM OUTRO EVANGELHO, "ESTE SERÁ MALDITO" (anátema).

ALGUNS NOS INQUIETAM E QUEREM TRANSTORNAR O EVANGELHO DE CRISTO:
Estamos ficando boquiabertos (maravilhados como diz Paulo) com o frenesi deste NOVO EVANGELHO.

Os textos usados fora do contexto em nome de uma liberdade em Cristo DÃO LUGAR A CARNE na sua EXPOSIÇÃO, quando esta carta DIZ "BEM AO CONTRÁRIO":

GÁLATAS 3:1  Ó INSENSATOS gálatas! quem vos fascinou para não obedecerdes à verdade, a vós, perante os olhos de quem Jesus Cristo foi evidenciado, crucificado, entre vós?

2  Só quisera saber isto de vós: recebestes o Espírito pelas obras da lei ou pela pregação da fé?

3  Sois vós tão insensatos que, TENDO COMEÇADO PELO ESPÍRITO, acabeis AGORA PELA CARNE (circuncisão)?

A questão da carta quanto ao LEGALISMO JUDAICO era que estes "QUERIAM CIRCUNCIDAR" os novos crentes gentios em Cristo os tornando PROSÉLITOS.

A NOVA CIRCUNCISÃO É ESPIRITUAL E NÃO CARNAL:
Assim proferiu abaixo sobre circuncisão, Jeremias o profeta da NOVA ALIANÇA a qual está verbalizada no capitulo 31:31  do seu livro, e em Hebreus 8:8.

"Circuncidai-vos ao SENHOR, e tirai os prepúcios do vosso coração, ó homens de Judá e habitantes de Jerusalém, para que o meu furor não venha a sair como fogo, e arda de modo que não haja quem o apague, por causa da malícia das vossas obras."  (Jeremias 4 : 4)

Tira a carnalidade do teu e do meu coração!

NUNCA SE DEVE ANDAR SEGUNDO A CARNE
"PORTANTO, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito."  (Romanos 8 : 1).

"Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele."  (Romanos 8 : 9)

Portanto, quem DÁ LUGAR A CARNE não está em Cristo e JÁ ESTÁ CONDENADO.

A LIBERDADE EM CRISTO E A CIRCUNCISÃO DA CARNE
GÁLATAS 5:1  ESTAI, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão.

DE QUAL JUGO NO CASO DE GÁLATAS? - REPOSTA: O DA CIRCUNCISÃO.

GÁLATAS 5:2  Eis que eu, Paulo, vos digo que, se vos deixardes circuncidar, Cristo de nada vos aproveitará.

GÁLATAS 5:13  Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor.

"NÃO USEIS DA LIBERDADE PARA DAR OCASIÃO A CARNE"
Não se deve usar da liberdade que temos no Senhor Jesus Cristo para dar lugar a carne COMO NO CASO CHAMADO DE LEGALISMO (lei da circuncisão), TEMA DA CARTA AOS GÁLATAS,  e NEM EM QUALQUER OUTRA EXPOSIÇÃO DA CARNE ou culto a ela:

ROMANOS 12:1 do mesmíssimo Apóstolo Paulo:  "ROGO-VOS, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional".

2 " E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus".

PERGUNTAS: De onde podem terem pervertido tanto A CARTA AOS GÁLATAS dizendo o que ELA NÃO DIZ?

Como podem usar um texto fora do contexto como pretexto para ANDAR DE ACORDO COM O MUNDO SEGUNDO A CARNE?

Receio que esta resposta e justificativa NÃO E NUNCA SERÁ ACHADA NO ESCRITURADO BÍBLICO!

O LEGALISMO JUDAICO
O legalismo judaico não permitia que OS JUDEUS CONVIVESSEM com gentios os quais eram chamados de incircuncisos, impuros e outros adjetivos pejorativos os quais não iremos mencionar.

No caso da carta aos Gálatas, o apóstolo Pedro estava junto aos gentios e dissimulou que não estava quando  Paulo chegou entre eles. Paulo o repreendeu severamente por isso, pois em Cristo todos tem acesso ao evangelho e não há mais acepção de pessoas.

PORQUANTO, os judeus (falsos irmãos) espiavam a liberdade em Cristo de ter-se comunhão com os gentios, quanto a esta questão acima mencionada.

É claro que não vivemos pela lei, VIVEMOS POR CRISTO, e NELE CUMPRIMOS A LEI, POIS TODA A LEI SE CUMPRE EM CRISTO.

E ai daqueles que a desprezarem:

MATEUS 5:17  Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir.
18  Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido.

19  Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus.

20  Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus.

LUCAS 18:18  E perguntou-lhe um certo príncipe, dizendo: Bom Mestre, que hei de fazer para herdar a vida eterna?
19  Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém há bom, senão um, que é Deus.

20  Sabes os mandamentos: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não dirás falso testemunho, honra a teu pai e a tua mãe.

21  E disse ele: Todas essas coisas tenho observado desde a minha mocidade.
22  E quando Jesus ouviu isto, disse-lhe: Ainda te falta uma coisa; vende tudo quanto tens, reparte-o pelos pobres, e terás um tesouro no céu; vem, e segue-me.

QUAL SERÁ OS BENS QUE ESTÃO DEPOSITADOS EM MEU CORAÇÃO QUE ESTÃO LEVANDO MUITOS A INCREDULIDADE?

Que o Senhor possa através do Seu Santo Espírito, pela Sua palavra convencer os contradizentes (será que serei eu um dos tais?) das SAGRADAS ESCRITURAS os quais talvez por inocência estejam caindo no erro dos liberalistas de Laodicéia de Apoc 3:14.

Que eu possa ver aquilo que não vejo. Que não viva mais eu, mas Cristo é o que viva em mim. Que eu não possa viver segundo a carne, mas sim segundo o Espírito.