terça-feira, 27 de agosto de 2013

LAODICÉIA: A IGREJA DO TEMPO DO FIM - DIAS DE HOJE

figura ilustrativa
Sete cartas foram escritas as sete Igrejas da Ásia menor. Cada carta a seu tempo, e no tempo a sua vez.

A última carta,  a carta aos laodicenses (igreja democrática)  reservara-se para o seu real cumprimento nos dias do fim.

Esta igreja no seu tempo apresentaria como a principal stigma a mornidão. Ela se caracterizaria por não ser quente e nem fria, mas por ser morna.

Uma igreja do caminho do meio; não estaria nem em um extremo e nem no outro. Ela seria para agradar em partes a vontade do povo e em outra a vontade de Deus.

Prefaciando as nuances da congregação daqueles dias, com semelhança aos dias de hoje, o Senhor explícita pela boca de Oséias (4:9) que:

"Por isso, como é o povo , assim será o sacerdote ; e castigá-lo-ei segundo os seus caminhos, e dar-lhe-ei a recompensa das suas obras".

Porquanto, para agradar a vontade do povo (como ele é), assim se moldariam os seus sacerdotes (assim será).

AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DESTA IGREJA
APOCALIPSE 3:14 Apocalipse  E ao anjo da igreja que está em Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus:

15  Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente!

16  Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.

17  Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;

18  Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas.

19  Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te.

20  Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.

21  Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono.

22  Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.

UMA IGREJA MATERIALISTA
O rico sou e de nada tenho falta (17) evidência uma igreja predisposta ao materialismo, a prosperidade material em ocaso ao espiritual. Não que seja pecado ter os bens materiais, mas de nem uma maneira eles podem ser o carro chefe a ser propagandeado, e muito menos a ser seguido.

Em toda a história biblica não há nem sequer uma virgula que possa ao menos dar os ares que o meio material fosse uma isca para arrebanhar ovelhas para o meio espiritual.

"Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites."  (Tiago 4 : 3)

O nosso deleite é no Senhor Jesus Cristo:

"Os passos de um homem bom são confirmados pelo SENHOR, e deleita-se no seu caminho."  (Salmos 37 : 23)

Uma boa e agradável vida espiritual no Senhor Jesus Cristo terá como efeito colateral a prosperidade material naquilo que nos falta, no que assim o diz: "Buscai antes as coisas do reino de Deus, e todas (as demais) vos serão acrescentadas (Lucas 12:31)".

Porque:

"Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores."  (I Timóteo 6 : 10)

UM POVO DESGRAÇADO
Um POVO que por palmear o materialismo estava perdendo a GRAÇA DE DEUS, tornando-se um carnal, e por isso DESGRAÇADO.

UM POVO CEGO
Em diversos textos bíblicos o Senhor chama de cego aquele que tem olhos, mas não enxerga espiritualmente um palmo na frente do nariz; QUE É INCRÉDULO A PALAVRA DIVINA, a qual palavra nos diz que o seu entendimento está sendo cegado pelo deus materialista e carnal deste século:

"Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus."  (II Coríntios 4 : 4)

UM POVO MISERÁVEL
Um povo que esquecera-se que era peregrino nesta terra e por isso espera em Deus só nela:

"Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens."  (I Coríntios 15 : 19)

UM POVO POBRE
Muito embora este povo estivesse farto de bens materiais, ele era pobre das graças de Deus no Senhor Jesus Cristo, O QUAL PAULO JÁ OS ADVERTIA QUE DEVERIAM ESTAR UNIDOS NO AMOR A CRISTO EM QUEM RESIDE TODOS OS TESOUROS OS QUAIS TEMOS EM CONHECIMENTO E SABEDORIA. Em sendo o Senhor Jesus Cristo a nossa maior riqueza, Nele temos aquilo o qual precisamos.

COLOSSENSES 2:1  PORQUE quero que saibais quão grande combate tenho por vós, e PELOS QUE ESTÃO em LAODICÉIA, e por quantos não viram o meu rosto em carne;

2  Para que os seus corações sejam consolados, e estejam UNIDOS EM AMOR, e ENRIQUECIDOS da plenitude da inteligência, PARA O CONHECIMENTO DO MISTÉRIO de Deus e Pai, e de Cristo,

3  Em quem estão escondidos TODOS OS TESOUROS da sabedoria e da ciência.

UM POVO NÚ
Um povo desprovido das vestes espirituais do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Um povo desprovido das vestes físicas, as quais ERAM IMPURAS, NÃO TENDO VERGONHA DA SUA NUDEZ.

APOCALIPSE 16:15  Eis que venho como ladrão. Bem-aventurado aquele que vigia, e guarda as suas roupas, para que não ande nu, e não se vejam as suas vergonhas.

Não precisamos nem ao menos cogitar que JÁ NÃO ESTAMOS VIVENDO OS DIAS DE LAODICÉIA. No entanto, ainda nos resta uma esperança, pois o Senhor Jesus Cristo, mesmo estando quase NOS vomitando da sua boca; do lado de fora DA NOSSA CASA, anda resta-nos uma esperança, desde que ouçamos a sua voz:

APOCALIPSE 3:18  Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas.



22  Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.