sexta-feira, 6 de setembro de 2013

QUAL É A LEI PERFEITA DA LIBERDADE?

FIGURA ILUSTRATIVA
Entendes tu o que lês? Perguntou Filipe ao mordomo-mor de Candace, rainha dos etíopes (Atos 8:30).

O Senhor Jesus Cristo falando sobre os dias difíceis que viriam, intercalou: "quem lê entenda" (Marcos 13:14).

Os sábios nas coisas que vem do alto procuram na prudência entender os mistérios do Senhor, para aplicá-los em suas vidas, e assim com zelo aproximar-se mais do seu excelso criador.

"Quem é sábio, para que entenda estas coisas? Quem é prudente, para que as saiba? Porque os caminhos do SENHOR são retos, e os justos andarão neles, mas os transgressores neles cairão."  (Oséias 14 : 9).

Quando buscamos de todo o nosso coração compreender as coisas que são do Senhor, Ele não só ouve às nossas orações, como também envia o seu anjo para nos consolar (Daniel 10:12).

Se não entendemos o que lemos, estamos reféns doutrens para interpretar aquilo que não sabemos. Neste porém, tanto a interpretação pode ser correta como incorreta.

Tanto quanto, nos é possível devemos nos acervar da verdade contida do texto em seu contexto. Para uma boa aplicação deste contexto logicamente tudo depende da sua correta interpretação.

TUDO TEM O SEU PORQUE?
Os porque's das coisas sempre foram um vasto campo de teses teológicas as quais estudiosos bíblicos tem delegado preciosos anos de suas vidas.

Temos lido, ouvido e até mesmo contestado certas coisas que não se encaixam no enunciado do escriturado divino.

Não que estivéssemos com a razão, pois não a temos; porquanto, ela pertence ao autor e consumador de nossa fé.

AS HERESIAS
Entre o abrir a boca para emitirmos a nossa opinião, existe a prudência do não estar-se tirando a essência da palavra em benefício próprio. Conquanto, se assim o fizer, abro a lacuna da heresia contaminando a muitos.

A LEI PERFEITA DA LIBERDADE

CASO (1)
Qual seria a lei perfeita da liberdade? - Precisamos entender para aplicá-la em nossas vidas.

              A palavra divina sobre a liberdade perfeita assim a cita em Tiago:

             "Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não         sendo ouvinte esquecidiço, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito."  (Tiago 1 :25)

Se formos aplicar a exegese resumida em Tiago 1, veríamos que esta prima pelos frutos da fé em depreciação aos frutos da carne. Ora, a fé é para edificação do espírito, e o que distingue-se que o tema pode ser aplicado como às coisas da carne e os seu fruto que é o pecado (Tiago 1:15); e ás coisas do Espírito na aplicação do seu fruto pelo cumprimento da palavra (Tiago 1:22).

A lei é o mandamento, os preceitos e os juízos. Já se a lei  é perfeita, nos diz que nela não há erro.

Porquanto, quando nos fala em liberdade é sinal que nela não há prisão (livres, libertos). No entanto, toda a liberdade tem limites, pois fora disso é libertinagem.

a palavra e o seu conhecimento é o que nos liberta do erro, no qual a Sua Excelência o Espírito Santo em nome do Filho é o que nos convence dele.

A palavra é a verdade, e a verdade é o que nos liberta do erro; porquanto, se a verdade liberta é porque a mentira prende (aprisiona, tira a liberdade) :

"E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará."  (João 8 : 32)
"Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres."  (João 8 : 36)

"SE", eu for liberto pelo Senhor Jesus Cristo através da sua palavra, eu passo a estar Nele,  e nenhuma condenação há em mim, a qual me levaria para a prisão me tirando a liberdade.

"PORTANTO, agora nenhuma condenação para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito."  (Romanos 8 : 1)

O produto disso tudo na loggia do palavreado bíblico é só uma:

A perfeita liberdade provém DE UMA COMPLETA LIBERTAÇÃO PELO SENHOR SENHOR JESUS CRISTO DAS COISAS DA CARNE (Gálatas 5: 19-21), À AQUELES QUE NÃO VIVEM MAIS DA CARNE, MAS DAS COISAS ESPIRITUAIS E DO SEU FRUTO (Gálatas 5:23).

ORA, se estou no Senhor Jesus Cristo, "NOVA CRIATURA SOU", e não vivo mais eu, mas ELE vive em mim. "ÀS COISAS VELHAS JÁ PASSARAM" e tudo se fez novo, pois NÃO VIVO mais SEGUNDO A CARNE, MAS SEGUNDO O ESPÍRITO.

CASO (2)
B) Muito se tem ouvido falar da liberdade que temos em Cristo descrito em Gálatas; mas que liberdade seria esta que a temos em Nele?

Vejamos os textos em seu contexto:

GÁLATAS 1:  ESTAI, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão (da carne, circuncisão).

2  Eis que eu, Paulo, vos digo que, se vos deixardes circuncidar, Cristo de nada vos aproveitará.

3  E de novo protesto a todo o homem, que se deixa circuncidar, que está obrigado a guardar toda a lei.
4  Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído.

5  Porque nós pelo Espírito da fé aguardamos a esperança da justiça.

6  Porque em Jesus Cristo nem a circuncisão nem a incircuncisão tem valor algum; mas sim a fé que opera pelo amor.

GÁLATAS 3:1  Ó INSENSATOS gálatas! quem vos fascinou para não obedecerdes à verdade, a vós, perante os olhos de quem Jesus Cristo foi evidenciado, crucificado, entre vós?

2  Só quisera saber isto de vós: recebestes o Espírito pelas obras da lei ou pela pregação da fé?

3  Sois vós tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, acabeis agora pela carne?

GÁLATAS 5:13  Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor.

Ora é tão óbvio que quem ESTÁ NO ESPÍRITO NÃO DÁ OCASIÃO A CARNE,  que nem se precisa  tecer comentário algum, pois a palavra é clara e concisa.

CONCLUSÃO:
Disse o Senhor Jesus Cristo em João 3:6

"O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito".

SERÁ QUE EU NASCI CARNE E PELA CARNE (carnal) IREI VIVER sem buscar nascer do Espírito?

JOÃO 3:5  Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.

EM NENHUMA DAS PRETENSAS E HIPOTÉTICAS IDEOLOGIAS, A LIBERDADE ou a PERFEITA LIBERDADE EM CRISTO o é para DAR OCASIÃO A EXPOSIÇÃO DA CARNE.

ROMANOS 8:10  E, se Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça.

11  E, se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita.

12  De maneira que, irmãos, somos devedores, não à carne para viver segundo a carne.

13  Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis.

14  Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus.

O PORQUE DE TUDO ISSO:

"E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso SENHOR Jesus Cristo."  (I Tessalonicenses 5 : 23)

QUAL É A LIBERDADE PERFEITA?

Entendes tu o que lês? Perguntou Filipe ao mordomo-mor de Candace, rainha dos etíopes (Atos 8:30).

Que o Senhor nos ajude a entender as coisas do seu reino para não sermos passíveis do erro.