sábado, 23 de novembro de 2013

UMA PROMESSA DE LIBERDADE - PONTO FINAL

Imagem ilustrativa
A carta aos Gálatas é a carta neotestamentária que tem gerado mais polemica ultimamente.

Há uma ferrenha batalha no campo das idéias, das interpretações e até mesmo em acirradas teses teológicas produzindo celeumas e intempestividades.

Conquanto, queremos talvez deixar uma pretensa consideração final sobre o assunto; no que para tal é preciso assim expor-nos na:

A SABATINA DO EU

O INQUIRIDOR: Você é um interprete da bíblia?
Resposta: NÃO; a bíblia ela por si se interpreta. Nós precisamos conhecê-la para então poder entendê-la.

O INQUIRIDOR: Você tem alguma tese bíblica que queira defender?
Resposta: NÃO; Ela por si mesma se testifica, e o seu autor é o que à justifica.
ns
O INQUIRIDOR:  Você é legalista?
Resposta: NÃO; no entanto, a lei é santa e boa (Romanos 7:12); por ela conheceu-se o pecado (Romanos 7:7), sendo ela o aio que nos trouxe a Cristo (Gálatas 3:24). Primeiro ela deve ser estabelecida, amada e cumprida. Porquanto, olhamos para o Senhor Jesus Cristo, que é o autor e consumador de nossa fé. Se olharmos para Ele, cumprimos a lei, pois toda a lei se cumpre no amor Nele e no próximo.

O INQUIRIDOR: Você é radicalista: 
Resposta: SIM E NÃO;  sim, porque, radicalismo (ortodoxia) vem de raiz (es), de origens. Não, no que se refere sobre intolerâncias; sobre intransigências ou julgamentos.

O INQUIRIDOR: Você se considera um sábio nas Sagradas Escrituras?
Resposta: NÃO; apenas um pequeno aprendiz.

Certos estamos que por esta exposição ficam claras as nossas intenções até então postadas.

O QUE É IMUTÁVEL
A palavra divina no que tange ao plano salvífico é clara e concisa. Há portanto, APENAS DUAS POSIÇÕES neste empreendimento:   O CAMINHO E A PORTA ESTREITA que leva a Deus; O CAMINHO E A PORTA LARGA que LEVA AO INFERNO.

AS CONDIÇÕES ESTABELECIDAS são que: Se já nasci ou se estou buscando nascer do Espírito, estou no caminho e na porta estreita do Espírito. No entanto, se conhecendo às Escrituras estou ainda dando vazão as coisas da carne, ainda estou no caminho e na porta larga da carne.

A carta aos Gálatas em síntese, no capítulo 5, bem evidencia esta questão.

CARNE X ESPÍRITO
Há uma guerra sem quartel em nossos eu's na disputa de quem dará destino as nossas almas. Porquanto, nesta batalha de vida ou morte a alma atônita aguarda o desenrolar deste embate. Se vencer a nossa carne, estaremos no caminho do inferno; no entanto, se o Espírito em nosso espírito vencer, estaremos no caminho do Senhor.

Gálatas 5:16  Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne.

17  Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis.

18  Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei.

OBRAS DA CARNE
19  Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia,

ABRE-SE UM PARENTESE CORROBORATIVO AS MANIFESTAÇÕES DAS OBRAS DA CARNE:

 I JOÃO 2:15  Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.
          
16  Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e               a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.

COMENTÁRIO: A interligação BÍBLICA EXPLICATIVA acima exposta é concisa, simples e direta, demonstrando a quem correndo passa que: não há outra maneira ou hipótese de SER DIFERENTE daquilo que afirma, pois estaria se contradizendo se assim o fosse.

SEGUE GÁLATAS 5:20  Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,

21  Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.

O FRUTO DO ESPÍRITO
A palavra do Senhor por si mesma se justifica; NÃO HÁ NECESSIDADES DE INTÉRPRETES.

Gálatas 5:22  Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.

23  Contra estas coisas *não há lei.

(*) CRIVO NOSSO: Não há lei, pois não se transgride a lei ESTANDO NA PRÁTICA DESTE FRUTO,

24  E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências.

COMENTÁRIO: "SE" sou de Cristo crucifico tudo aquilo que que se relaciona aos desejos incontidos da carne. SIM OU NÃO?

25  Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito.

A POLEMICA DE GÁLATAS - PONTO FINAL
As quantificações editoriais que EU possa escrever a respeito desta questão considerando este post e os demais já escritos são desnecessárias, pois estaríamos meramente repetindo UMA VERDADE BÍBLICA que NÃO TEM COMO SE CONTESTAR

A LIBERDADE EM CRISTO
É a o tema que baila como polêmica como polêmica nos anais da WEB.

A BÍBLIA diz que a liberdade que temos em Cristo NÃO É PARA VIVER SEGUNDO A CARNE E AS SUAS CONCUPISCÊNCIAS, MAS SIM SEGUNDO O ESPÍRITO.

GÁLATAS 5:13 "Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Mas não useis da liberdade para dar ocasião à carne, antes pelo amor servi-vos uns aos outros".

GÁLATAS 3:13 "Sois vós tão insensatos? tendo começado pelo Espírito, é pela carne que agora acabareis"?

O CAMINHO DAS CONCUPISCÊNCIAS DA CARNE
São manifestas por desejos de satisfazer os anseios da carne, os quais entram pelos olhos e são expostos na soberba da vida denominada de vaidades:

JOÃO 2:16  "Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carnea concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.


GÁLATAS 5:19  "Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia, (...).

O produto deste título no geral irá recair na satisfação da carne. Isto é: Uma coisa chama a outra ou um erro nos encaminha para outro erro, isto é só uma questão de tempo.

A vaidade leva a lascívia ou vice-versa e a lascívia é um complemento ativo para o adultério (no casamento) e a prostituição (dos solteiros).

A lascívia espraia-se na arte da sedução (exposição do corpo), e isto levará ao que diz a palavra divina de que um abismo chama outro abismo como podemos bem ver no artigo de mesmo nome no link abaixo.


Com tudo isto, no final do túnel poderemos até estar trilhando uma auto estrada para o inferno:


A JURISPRUDÊNCIA BÍBLICA
É o que já transita em julgado; já há um pré julgamento condenatório bíblico estabelecido sobre esta questão:

ROMANOS 8:1 "Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus", QUE NÃO ANDAM SEGUNDO A CARNE, MAS SEGUNDO O ESPÍRITO.

PORQUE:

ROMANOS 8:5 "Pois os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito.


6 Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz.

7 Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem em verdade o pode ser;

8 e os que estão na carne não podem agradar a Deus.

UMA PROMESSA DE LIBERDADE
A palavra do Senhor nos chama a atenção para os últimos dias da Igreja de nosso Senhor Jesus Cristo na terra apareceriam mestres "PROMETENDO LIBERDADE", como vemos em:

II PEDRO 2:17 Estes são fontes sem água, névoas levadas por uma tempestade, para os quais está reservado o negrume das trevas.

18 Porque, falando palavras arrogantes de vaidade, nas concupiscências da carne engodam com dissoluções aqueles que mal estão escapando aos que vivem no erro;

COMENTÁRIO: Ensinamentos na arrogância da vaidade (soberba da vida), engodam (atraem para si) com dissoluções (alteração da palavra divina) pessoas que estão escapando (neófitos) daqueles que vivem no erro (pecadores). 

19 prometendo-lhes liberdade, quando eles mesmos são escravos da corrupção; porque de quem um homem é vencido, do mesmo é feito escravo.

20 Porquanto se, depois de terem escapado das corrupções do mundo pelo pleno conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, ficam de novo envolvidos nelas e vencidos, tornou-se-lhes o último estado pior que o primeiro.

21 Porque melhor lhes fora não terem conhecido o caminho da justiça, do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado.

22 Deste modo sobreveio-lhes o que diz este provérbio verdadeiro; Volta o cão ao seu vômito, e a porca lavada volta a revolver-se no lamaçal.

CONCLUSÃO:
Há no Senhor Jesus Cristo uma liberdade Espiritual nas coisas que são de Deus.

Qualquer outra promessa que seja para exaltação da carne (exposição e obras) segundo a palavra divina não procede do Senhor, mas sim do homem. Precisamos ser um vaso novo  E NOS QUEBRANTAR nas mãos do Senhor.

UM VASO QUEBRADO




Ponto final nosso.