segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

A BOCA DE DEUS E O PODER DA SUA PALAVRA

Imagine-se, pois, que alguém por sua boca tenha descrito uma epopeia da vida humana na terra; e que a seu tempo registrou os acontecimentos de então.

Aqueles fatos antepostos por seu autor servirem para informar e registrar nos anais do tempo, mas, todavia, muito pouco o será para edificar às gerações no decorrer dos séculos. Outrossim, o seu autor  viveu a seu tempo, porquanto, milhares destes já descansam de suas lides.

No entanto, A boca Daquele que vive e reina para todo o sempre, a sua palavra é sempre viva e eficaz de geração em geração e vivo está para honrar a sua palavra eternamente:

"A tua palavra é a verdade desde o princípio, e cada um dos teus juízos dura para sempre."  (Salmos 119 : 160)

Diz a palavra de Deus que no início de tudo a terra era sem forma e vazia; e que o Espírito do Senhor pairava sobre às águas.

Pelo poder da palavra ás coisas foram feitas uma a uma na voz do faça-se isto ou aquilo e assim tomou a forma todas às coisas. Porquanto, já era o verbo (a palavra de ação no faça-se) e o verbo (logos da vida) estava com Deus, e nada do que foi feito, e sem Ele nada se fez. O Senhor Jesus Cristo estava presente e pela ação do verbo da vida deu a existência em tudo o que na terra há.

O valor da palavra excede todo conhecimento humano e adentra os mistérios de Deus.

As condições desta poderosa palavra nos diz e João 15:7 que "Se vós estiverdes em mim e às minhas palavas estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes e vos será feito.

O estar, o permanecer a palavra  do Senhor na sua inteireza é o que justifica o êxito em nossas vidas. Portanto, a eficácia dela está ligada diretamente  a não poder-se alterá-la diminuindo ou acrescentando algo a ela nos seus preceitos juízos e mandamentos (Deuteronômio 28).

Conquanto, as blindagens que a tornam estanque a todo processo de ataques por dissolução ou adulteração da palavra estão plenamente distribuídas ao longo de todo o Livro como admoestação e testemunho da sua excelência como vemos a seguir:

DEUTERONÔMIO 4:2 Não acrescentareis à palavra que vos mando, nem diminuireis dela, para que guardeis os mandamentos do Senhor vosso Deus, que eu vos mando.

ECLESIASTES 3:14 Eu sei que tudo quanto Deus faz durará eternamente; nada se lhe pode acrescentar, e nada se lhe pode tirar; e isso Deus faz para que os homens temam diante dele:

PROVÉRBIOS  30:6 Nada acrescentes às suas palavras, para que ele não te repreenda e tu sejas achado mentiroso.

Segundo a palavra do Senhor seremos tachados de mentirosos se dissermos aquilo que a palavra não diz.

MATEUS 5:17 - Disse o Senhor Jesus Cristo: Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim destruir, mas cumprir.

18 Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, de modo nenhum passará da lei um só i ou um só til, até que tudo seja cumprido.

19 Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus.

20 Pois eu vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus.

APOCALIPSE 22:18 Eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro: Se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus lhe acrescentará as pragas que estão escritas neste livro;

19 e se alguém tirar qualquer coisa das palavras do livro desta profecia, Deus lhe tirará a sua parte da árvore da vida, e da cidade santa, que estão descritas neste livro.

20 Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente cedo venho. Amém; vem, Senhor Jesus.

21 A graça do Senhor Jesus seja com todos.

Assim como se abriu às Sagradas Escrituras, assim se fechou sem que nada se possa acrescentar e nada se possa tirar dela.

A AUTO SUFICIÊNCIA DA PALAVRA DO SENHOR
Se eu não creio ou não quero crer da auto suficiência da palavra do Senhor não sou digno de ser participe das coisas do seu reino. Porquanto, por ela e através dela são conhecidas as vontades de Deus.

Porque, assim Está Escrito:
II Timóteo 3:16  Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;



17  Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.


SOMOS LIMPOS E SANTIFICADOS PELA LAVAGEM DA ÁGUA PELA PALAVRA
É a palavra que nos limpa e nos purifica de todo o mal:

"Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra,"  (Efésios 5 : 26)

"Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade."  (João 17 : 17)

QUEM AMA AO SENHOR JESUS CRISTO É O QUE GUARDA A SUA PALAVRA

"Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele."  (João 14 : 21)

"Quem não me ama não guarda as minhas palavras; ora, a palavra que ouvistes não é minha, mas do Pai que me enviou."  (João 14 : 24)


SÓ OS QUE PERMANECEM NA SUA PALAVRA SÃO SEUS DISCÍPULOS


"Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos;"  (João 8 : 31)

A PROCEDÊNCIA MALIGNA, LEVIANDADE E CONDENAÇÃO

"Se alguém falar, fale segundo as palavras de Deus; se alguém administrar, administre segundo o poder que Deus dá; para que em tudo Deus seja glorificado por Jesus Cristo, a quem pertence a glória e poder para todo o sempre. Amém."  (I Pedro 4 : 11)

Tanto a nossa palavra quanto a palavra de Deus deverá ser sim, sim; não, não

"Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna."  (Mateus 5 : 37)

"E, deliberando isto, usei porventura de leviandade? Ou o que delibero, o delibero segundo a carne, para que haja em mim sim, sim, e não, não?"  (II Coríntios 1 : 17)

"Mas, sobretudo, meus irmãos, não jureis, nem pelo céu, nem pela terra, nem façais qualquer outro juramento; mas que a vossa palavra seja sim, sim, e não, não; para que não caiais em condenação."  (Tiago 5 : 12)


Em referência a boca Dele fecho a minha
CONCLUSÃO
"Se" a poderosa boca do Senhor que justifica e dá vida a PALAVRA DELE, isto nos diz que: A Sua palavra é viva e eficaz; que é mais cortante que espada alguma de dois gumes, será que posso colocar às minhas palavras no lugar das Dele para justificar a minha vontade e não a Dele?

Só pela Sua palavra é que viveremos?

Se sim, justifica-se e termina-se pela palavra 

"Agora, pois, filhos, dai-me ouvidos, e não vos desvieis das palavras da minha boca."


(Provérbios 5:7)