terça-feira, 7 de janeiro de 2014

A ORDEM NO REINO DE DEUS


Como tudo na vida tem um princípio, do princípio uma seqüência e da seqüência uma lógica.

As coisas têm uma ordem e dela uma ordenação.

TEM QUE HAVER A UNIDADE DA TRINDADE COM A TRI UNIDADE PARA QUE HAJA UM SÓ ESPÍRITO.

O Filho está no Pai, assim como nós deveremos estarmos no Filho para chegarmos ao Pai. 

Entender para melhor compreender faz parte de todas as nuances de qualquer organização seja ela secular, eclesiástica e também divina.

No reino de Deus, muito embora os três concordem em um, também há uma ordenação em relação a nós.

Se entendermos como funciona um motor e a força que dele provém, iremos tirar dele o melhor da sua FORÇA. Assim sendo, se entendermos como está constituída a inter-relação entre o Criador e a criatura, com toda a certeza tiraremos dela o seu melhor proveito.

AS CARACTERÍSTICAS DIVINAS
Nada podemos dizer de nós mesmos, sem que do Senhor e da sua palavra provenham as suas origens; pois, Está Escrito em I Pedro 4:11 “Se alguém falar, fale segundo a palavra de Deus (...)”.

O Senhor na Trindade não têm princípio de dias, sem história de criação, pois O é e sempre será de eternidade em eternidade.

Porquanto Está Escrito que:

Em I João 5:Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra, e o Espírito Santo; e estes três são um.

E três são os que testificam na terra: o Espírito, e a água e o sangue; e estes três concordam num.

AS CARACTERÍSTICAS HUMANAS
Deus Pai imagina o homem, e o projeta segundo a Sua imagem e semelhança:

Gênesis 1:27 E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.

Primeiro fez o Senhor do pó da terra o corpo humano como imaginara, para ser um adorador por excelência. Porquanto, soprara nele o seu espírito, tornando-o alma vivente.

Gênesis 2:7  E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.

Por isso que aquele que está no Senhor, nova criatura é e não vive mais ele, mas Cristo é que nele vive.

Fazendo o Senhor primeiro o corpo, o fez para ser o templo em que seu SANTO Espírito viveria. 

Da mesma forma, se o templo é dele, certamente não pertenceria a nós, mas, sim a Ele.

"Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?"  (I Coríntios 6 : 19)

Primeiro o Senhor faz a casa (o corpo), mas não nos impõe que coloquemos nela o Seu Espírito; mas se a casa é d’Dele, todo o corpo também o será.

Da mesma forma primeiramente se constrói o templo para ser casa de adoração ao Senhor; para que nela o seu Espírito viva.

A casa por si não pode dar testemunho, mas, nós é que DENTRO E FORA da casa de Deus testemunhamos dela.

SE NÓS É QUE SOMOS A CASA DE DEUS, A IGREJA DE DEUS, na igreja de Deus; como estamos testemunhando fora dela?

Será que estamos glorificando ao Senhor com o nosso corpo que é a casa de Deus DENTRO FORA DA CASA DE DEUS?

Porque a ordenação está ASSIM ESCRITURADA:

"Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus."  (I Coríntios 6 : 20)

Será que o brilho que em nós há como casa do Espírito Santo, refletindo a glória de Deus, é de acordo com o mundo?

Se tenho o brilho do mundo é porque o brilho de Deus em mim não brilha mais.

O CAMINHO DA COMUNHÃO COM DEUS
Se dá através do amor, pois sem amor não há fé, tornando-se impossível de agradar a Deus; porquanto, três coisas subsistem em nós: A fé, a esperança e o amor, mas o maior deles é o amor. Porquanto, o amor em nosso Senhor Jesus Cristo e no nosso próximo se cumpre todas as coisas.

É por amor a Deus que estamos tentando viver pela sua palavra. E nesta palavra que está registrada a lógica divina assim especificada:

De cima para baixo primeiramente nos diz que o Pai é soberano em todas as suas decisões, muito embora tenha dado toda a autoridade nos céus e na terra ao Filho.

Secundariamente nos disse o Senhor Jesus Cristo que Ele é o caminho, a verdade e a vida e QUE NINGUÉM VEM AO PAI A NÃO SER POR ELE.

Portanto, é mediador de uma nova aliança, como também o único mediador entre Deus e os homens. Porquanto, está assentado a destra do Pai para mediar e interceder por nós.

Terceiramente, Está Escrito que o Pai mandou em NOME DO FILHO o Espírito da verdade, que o mundo não conhece, para interceder por nós até com gemidos inexprimíveis.

É o querido Espírito Santo o agente comunicador que intercede por nós pelo aqui na terra pelo Filho.

Porquanto, tornamo-nos almas viventes desde que o Senhor pelo seu Santo Espírito soprou em Adão o fôlego de vida.

Portanto, é pelo nosso espírito que nos comunicamos com Deus através do Espírito Santo.

A palavra do Senhor Jesus Cristo nos diz que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito, pois o Pai é Espírito, e Ele procura tais que assim o adorem. A comunicação se dá de espírito para Espírito.

Por isso entendemos que blasfemar contra o Espírito Santo não tem perdão, pois sendo Ele o agente intercessor e comunicador do Pai em nome do Filho, se for entristecido, não haverá intercessão de perdão junto ao pai pelos nossos erros.

Portanto, o que passar pelo nosso espírito a alma é que recebe os benefícios se vier de Deus ou os malefícios se vier do outro; e isto sempre irá refletir no corpo através de nossas ações.

Se estamos em comunhão com Deus é porque o nosso espírito está alinhado com o seu Santo Espírito, onde a alma recebe os benefícios, refletindo no corpo o seu brilho.

Moisés, amigo de Deus, quando ia ter com Ele no monte, a glória de Deus resplandecia em seu rosto, que ele tinha que por um véu para que o povo conseguisse o olhar quando do monte voltava.

Conquanto, explica-se na constituição do reino que:

Em I João 5: 7  Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra, e o Espírito Santo; e estes três são um.

E três são os que testificam na terra: o Espírito, e a água e o sangue; e estes três concordam num.

Os que testificam na terra é o Espírito Santo como intercessor; a água para purificação para a santificação na lavagem pela palavra (Efésios 5) e o Sangue que nos remi de todo o pecado.

Já pelo nosso lado para que possamos receber os benefícios na vinda do Senhor Jesus Cristo deveremos estar santificados em:

"E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso SENHOR Jesus Cristo."  (I Tessalonicenses 5 : 23)

CONCLUSÃO:
Pela palavra divina a ordem do reino está assim delineada: O Pai, o Filho e o Espírito Santo; o nosso espírito, a alma e o corpo, deverão estar em sintonia e sincronismo, pois esta é a posição do reino de Deus em relação a nós.

Se o espírito que em nós habita é o Espírito Santo de Deus, somos templo do Senhor; testemunhas do Senhor.

Se o brilho que temos é o do mundo, não estamos no Senhor, mas no mundo; pois quem faz-se amigo do mundo, de Deus faz-se inimigo.

Quem está no Pai através do Filho, não vive mais ele, mas Cristo nele vive. Este já negou a si mesmo para viver segundo a Cristo em humildade.

Porque, do húmus o Senhor fez a humanidade para viver em humildade.


Amém