quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

AS BEM AVENTURANÇAS DAS FAMÍLIAS DO SALMO 128

José da Silva (nome fictício) comprara um eletrodoméstico em uma grande loja; ávido de vê-lo funcionando e atendendo as suas necessidades, nem consultou o manual, e já pelo seu entender colocou-o logo em serviço. 

A partida fora na força errada e para o seu desaponte, fumaceou e queimou.

Recorreu a garantia, e o que ouviu lhe deixou profundamente desanimado, porque, a pergunta do atendente abalo-lhe as estruturas: "Você seguiu perfeitamente como o manual diz em sua instalação?"

A resposta a contragosto fora veraz: "Não!"

O diagnóstico da garantia fora seca e direta: " Você perdeu a garantia e o seu bem também, porque não há garantia para nenhum bem de consumo para aqueles que não seguem exatamente como "Está Escrito" no seu manual de funcionamento".

Conforme pensara José da Silva até então era da mesma maneira que muitos pensavam: " Mas manual, pra quê manual, se eu posso fazer do meu jeito".

MORAL DA HISTÓRIA
Queimamos o filme toda a vez que queremos fazer as coisas do nosso jeito e não conforme determina o seu manual.

Muitas vezes às coisas estão fumaceando e não nos damos conta que estamos fazendo as coisas do nosso jeito, pela nossa vontade e utilizando a força errada.

Porquanto, em tudo há um sinal, pois quando há fumaça é porque há fogo, e não estamos fazendo a leitura certa da fumaça desprendida.

Tudo aquilo que não for conforme (com a forma, com o formato, de acordo) com a palavra do Senhor, às coisas estão fadadas ao fracasso.

O Senhor não tem compromisso com o nosso jeito, com a nossa vontade com a nossa força e com a nossa palavra; mas, tem com o jeito, vontade e força da palavra D'ele.

ASSIM ESTÁ ESCRITO NO SEU MANUAL
"Entendes tu o que lês?" - Perguntou Filipe ao mordomo mor da rainha Candace. Ele lia o rolo do profeta Isaías, na parte hoje identificada de capitulo 53.

Quando Filipe o explicou, ele entendeu, perguntando: "Que impede que eu seja batizado?". Ali havia água, o entendimento e a disposição para que êxito do projeto salvífico fosse alcançado. Resposta: "Nada". Todos os ingredientes requeridos foram disponibilizados e o êxito foi alcançado.

Quando lemos, entendemos e praticamos as ordenanças do manual, estamos de acordo com os dados do fabricante do bem de consumo.

Portanto, com tudo isso é certo que alcançaremos o êxito esperado.

BEM-AVENTURADO
Fala de alguém que está em grande felicidade; daquele que encontrou a graça divina e por ela foi extremamente abençoado.

Esta graça da bem aventurança já começa no Salmo 1 com as suas nuances:

1  BEM-AVENTURADO o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.

2  Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.

3  Pois *será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará.

4  Não são assim os ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha.


5  Por isso os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos.


*O verso 3 do Salmo 1 se assemelha com o mesmo verso 3 do Salmo 128.

Os frutos oriundos de uma árvore plantada junto ao ribeiro da fonte eterna viverá e frutificará para todo o sempre.

No entanto, o primordial de tudo isso começa por aquele que teme ao Senhor.

Porquanto, o temor ao Senhor é o princípio da sabedoria  (Pv. 1.7) e também o fim dela (Ec. 12:13)

Mas o que é temer ao Senhor? ou o temor do Senhor? - Pois nele reside um dos maiores segredos para a vida eterna.

Pergunta: "O que significa ter temor a Deus?"

Uma das boas respostas foi encontrada no site abaixo:

http://www.gotquestions.org/Portugues/temor-de-Deus.html

Para o descrente, temer a Deus é temer o julgamento de Deus e a morte eterna, que é separação eterna de Deus (Lucas 12:5; Hebreus 10:31). Para o crente, temer a Deus é algo muito diferente. O temor do crente é reverência a Deus. Hebreus 12:28-29 descreve muito bem: "Por isso, recebendo nós um reino inabalável, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus de modo agradável, com reverência e santo temor; porque o nosso Deus é fogo consumidor." Essa reverência e santo temor explicam exatamente o que temer a Deus significa para os crentes. Esse é o fator que deve nos estimular a nos entregar totalmente ao Criador do Universo.



Se não temos reverência com a sua palavra como teremos temor por Ele?

Aquele que anda nos seu caminho é aquele que guarda a sua palavra, e isto vem corroborar com o dito pelo Senhor Jesus Cristo em João 15:7:

"Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós pedireis tudo o que quiserdes e vos será feito".

Portanto, todo aquele que teme, guarda e segue ao Senhor é aquele o faz por reconhecimento, adoração e reverência a ELE.

Como não seria bem aventurada uma família que ao demonstrar tudo isso, dando todas as provas que N'ele confia?

SALMO  128
1  BEM-AVENTURADO aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos.

2  Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem.

3  *A tua mulher será como a videira frutífera aos lados da tua casa; os teus filhos como plantas de oliveira à roda da tua mesa.

4  Eis que assim será abençoado o homem que teme ao SENHOR.

5  O SENHOR te abençoará desde Sião, e tu verás o bem de Jerusalém em todos os dias da tua vida.

6  E verás os filhos de teus filhos, e a paz sobre Israel.

CONCLUSÃO:
É simples, verdadeira e pura:


Eclesiastes 12:13  "De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem".

SÓ POR AMOR FAREMOS TUDO ISSO:

"E, respondendo ele (Jesus), disse: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo."  (Lucas 10 : 27)

Só quem ama cumpre às leis do Senhor, o qual é bem aventurado para todo o sempre.