sábado, 1 de março de 2014

A VOLTA AS ORIGENS






Voltar no tempo, trás a lembrança dos caminhos percorridos até então.

Os caminhos de volta ao começo refazem uma trajetória de vitória ou de derrota.

Na vitória há comemorações, júbilos e exaltações. Na derrota há feridas, desânimos e meditações.

QUESTÕES:

"Porque será que Deus não me dá o que espero?"

Esta inquietante pergunta proferida por Jó ecoa nos anais do tempo e vem pairar em nossos corações:


"Quem dera que se cumprisse o meu desejo, e que Deus me desse o que espero!" (Jó 6 : 8)

O que lhe vem em mente é que fizera algo que Deus não se agradara e com isso o mal lhe tinha sobre vindo:

"Ensina-me, e eu me calarei; e fazei-me entender em que errei." (Jó 6 : 24)

Jó estava sendo provado em sua fé; seu martírio não era oriundo de uma falha voluntária sua.

Jó era temente, justo e reto diante do Senhor, nada constando em desabono da sua conduta, mas, sim, tinha um grande testemunho diante Dele.

No entanto, nem todos nós temos o testemunho de Jó, mas cometemos erros retardando a nossa vitória, os quais o Senhor deles não se agrada.

Porquanto, procurar nas entrelinhas do Escriturado Bíblico é que encontraremos as muitas respostas as quais desconhecemos.
NO PRINCÍPIO:
Se entendermos as nossas origens, entenderemos do quê somos feitos; do porquê e do pra quê?


No Santo Livro nos diz que do pó da terra Deus fez o homem segundo a sua imagem e semelhança.

A nossa origem veio do DO PÓ DA TERRA e para o pó voltaremos.

Os significados desta origem nos levam ao conhecimento da origem da matéria (corpo), da alma e do espírito, como nos estudos abaixo:

SIGNIFICADO DE HÚMUS:

http://www.priberam.pt/dlpo/h%C3%BAmus

hú·mus 1(latim humus, -i, solo, terra)

substantivo masculino de dois números
Camada superior do solo, composta especialmente de matéria vegetal decomposta ou em decomposição. = HUMO

"húmus", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013,

SIGNIFICADO DE HUMANO

http://scienceblogs.com.br/geofagos/2011/03/a_humilde_origem_do_homem_no_s/

O substantivo hebraico ‘adama‘, significando ‘solo’, deu origem ao nome Adão, ancestral de todos os homens segundo a tradição judaico-cristã. Aliás, a palavra ‘homem’ deriva do latim ‘homo‘, vindo do termo ‘humus‘, a parte viva, orgânica, do solo. “Do pó vieste, ao pó voltarás”.

SIGNIFICADO DE HUMILDADE:
http://www.dicionarioinformal.com.br/significado/humilde/133/

Palavra de origem no latim
"Humus" = Terra "ilde" pés -

Significado : aquele que tem os pés no chão, era usada na antiguidade para definir os trabalhadores do campo , daí a expressão humilde : trabalhadores do campo (que trabalham descalços (com os pés no chão))

Exemplo do uso da palavra Humilde:

"O homem humilde reconhece e respeita suas origens".



HÚMUS, HOMEM, HUMANIDADE E HUMILDADE

Do Site:
http://samauma.biz/site/samauma/gs1122humildade.htm

Humildade representa as coisas mais simples e ingênuas, mas também as maiores complexidades. Para alguns é sinal das fraquezas humanas, para outros, a mais sublime das virtudes.

Etimologicamente, humildade vem do latim Humus, de onde também deriva Homem (Homo sapiens) e Humanidade.

O fato dessas palavras estarem vinculadas à húmus, é certamente uma sábia exortação de que mantemos com a terra um vínculo eterno e embrionário.

Reconhecer e aceitar essa verdade é não somente um princípio elementar de ecologia profunda, mas uma apologia ao valor e à lição da humildade.

Se a humildade está relacionada com solo fértil e produtivo, talvez a ostentação, a luxúria e o esnobismo representem o oposto disso e portanto, não passem de terra desgastada e empobrecida, talvez simples cascalho.

HUMILDADE
O Senhor projetara-nos para ser sua imagem e semelhança. Em decorrência da desobediência de Adão e Eva herdamos o estigma do pecado.

Esta imagem e semelhança está arraigada visivelmente nas palavras do Senhor Jesus Cristo:

"Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas."  (Mateus 11 : 29)

Se a humildade não estiver enraizada no coração toda a obra construtiva na edificação humana estará a mercê do orgulho e de vaidades.

Voltar no tempo, voltar aos princípios é suma importância.

Não se constrói um templo para ser do Espírito Santo sem antes cavar para alicerçar as suas bases.

Os templos do mundo não têm lugar diante do Senhor.

Não temos que sermos recauchutados, reformados ou embelezados; temos de sermos transformados pela limpeza da água pela palavra.

Não há transformação sem o eu negado; sem a casa limpa e sem o não vivo mais eu mas, "ELE É" E VIVE EM MIM.

Se ficarmos na soberba da vida; no bom vivam, estaremos só nos casando e dando-nos em casamento; preocupados com a vida secular e com a espiritual desleixada.

Só em e na humildade é que seremos transformados; o oleiro não trabalha em vasos que não se quebrantam nas suas preciosas mãos.

Ele nos deu o livre arbítrio de querermos ser ou não sermos transformados.

O Deserto:
É na secura do deserto que o Senhor trabalha em nossas vidas altivas, preconceituosas, vaidosas, as quais não queremos nos dobrar.

É no deserto que cai a saudade da casca do Egito, dos seus sepulcros e dos seus temperos.

É no deserto que iremos valorizar o nosso próximo, do coletivismo, e a decadência do individualismo para adentrarmos na índole da humildade.

Deuteronômio 8:15 que te conduziu por aquele grande e terrível deserto de serpentes abrasadoras e de escorpiões, e de terra árida em que não havia água, e onde te fez sair água da rocha pederneira;


16 que no deserto te alimentou com o maná, que teus pais não conheciam; a fim de te humilhar e te provar, para nos teus últimos dias te fazer bem;


Sem humildade é impossível agradar a Deus e se aproximar do próximo. E ou me humilho ou não me humilho; "se" estou humilde ao sair do deserto ao qual fui levado para me humilhar, estarei apto a estar na vontade do Pai:


II Crônicas 7:14 e se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se desviar dos seus maus caminhos, então eu ouvirei do céu, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.


15 Agora estarão abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos à oração que se fizer neste lugar.

16 Pois agora escolhi e consagrei esta casa, para que nela esteja o meu nome para sempre; e nela estarão fixos os meus olhos e o meu coração perpetuamente.

Não podemos e nunca há de se entender do porquê de ensinos e pregações que fogem da vertente que provém do TRONO DA GRAÇA DE NOSSO SENHOR: Não estamos E NUNCA ESTAREMOS LIGADOS A ELE pelas benesses do materialismo, sendo estas efeito colateral de uma boa vida espiritual.

"Buscai antes as coisas do reino de Deus e a sua justiça e as demais coisas vos serão acrescentadas".

CHEGA, chega de tantos arroubos de prosperidades materialista as quais enaltecem a soberba da vida, espraiada nas vaidades em decréscimo da humildade.

Vamos buscar ao Senhor de todo o nosso coração, de toda a nossa alma e de todo o nosso entendimento, e o Senhor Jesus Cristo nos esclarecerá de todo este enredo tramado e capitaneado por satanás.

CONCLUSÃO:
Fomos feitos do pó da terra para que a essência seja Dele e não nossa. Fomos feitos para sermos humildes e mansos de coração, e só assim podermos aprender do Senhor Jesus Cristo e encontrarmos descanso para as nossas almas.

O reino do Senhor não está nas aparências e pompas exteriores, mas ele está dentro de nós; ao nosso meio, pois o Seu reino não é deste mundo.

http://luisdornelesdeoliveira.blogspot.com.br/2014/02/meu-reino-nao-e-deste-mundo.html 

ASSIM ESTÁ ESCRITO. Fora da palavra divina, são apenas meras palavras vazias a ecoar no templo do ego e na vitrine das vaidades.