terça-feira, 22 de abril de 2014

O CORAÇÃO - SÓ A METADE DEI A DEUS

Conta-se uma história no meio evangélico onde dá-se o local, os nomes e bem como às  suas consequências.

- Em um determinado culto havia um cidadão em que lá estava para duvidar e a fazer pouco dos seu efeitos.

Na hora do convite para ver quem queria entregar a sua vida aos Senhor Jesus Cristo, ele, com certo desdém profere ao pregador que: "EU QUERO DAR SÓ ESTA METADE DO MEU CORPO AO SENHOR"; e se o pregador aceitava a sua decisão.

Para o Senhor as coisas começam dos poucos para chegar a sua plenitude; no que o pregador aceitou QUE ELE DESSE SÓ AQUELA METADE DO SEU CORPO AO SENHOR.

Findo o culto, foi para sua casa, mas, em meio a noite foi acometido de uma paralisia e deformação desde a face até o pé NAQUELA METADE a qual ficara pelo seu domínio.

A metade que fora doada ao Senhor estava intacta, mas a outra estava paralisada como estivesse morta.

Quando não nos doamos ao Senhor de espírito, alma e corpo, uma parte de nós estará ficando paralisada, o que nos levará a morte espiritual e até mesmo física em muitos outros casos.

No entanto, ele com as forças que tinha, lembrou-se da sua fatídica decisão e pediu que fossem chamar o pregador para que orasse por ele para que Deus o perdoasse do seu erro, restabelecendo a sua integridade física. Porquanto, iria entregar TODA A SUA VIDA, ALMA E CORPO AO SENHOR JESUS.

O pregador foi, orou, e Deus fez o milagre da restauração.

Todo aquele que confessa, se arrepende e deixa, alcança a misericórdia do Senhor.

A METADE DO CORAÇÃO
Assim somos nós que nunca o doamos na sua plenitude ao Senhor; sempre queremos ficar com o domínio próprio de uma parte do terreno indócil que é o nosso coração.

A palavra do Senhor nos que o nosso coração é ENGANOSO E PERVERSO e que nós NÃO O CONHECEMOS (Jeremias 17:9).

Quando esta parte que ainda não doamos ao Senhor age, ela faz aquilo que desagrada a Deus; pois, em não estando sobre o seu domínio divino, ela quer servir ao outro senhor, no materialismo (Mateus 6:24), nas coisas inerentes a natureza da carne que é fraca (Mateus 26:41 e Gálatas 5:19-21).

Porquanto, estando eu nesta indevida condição quero olhar o que não devo olhar; ouvir o que não devemos ouvir e estar aonde não nos é permitido por Deus estar e fazer; (Salmos 1; 15 e 24; Isaías 33:14-16).

Assim sendo, aquele pouquinho de fermento levedou (inchou, alterou, estragou) toda a massa (I Coríntios 5:6)

"Se" não ocupo o meu coração nas coisas boas e nas que são de Deus (Filipenses todos os capítulos), passo a ser um campo fértil para a semente do maligno.

Precisamos que o Senhor restabeleça a nossa integridade espiritual ao nos entregarmos de espirito alma e corpo (I Tessalonicenses 5:23) AO SEU DILETO DOMÍNIO.

O TODO, TODA E TUDO
A Escritura de ( II Timóteo 3:16-17) e em nosso ser deve ser passada com AMOR no TODO, TODA E EM TUDO conforme a vontade do Senhor.


MATEUS 22:37 E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de TODO O TEU CORAÇÃO, e de TODA a tua alma, e de TODO o teu pensamento. 



22:38 Este é o primeiro e grande mandamento. 



22:39 E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. 

22:40 Destes dois mandamentos dependem TODA a lei e os profetas. 


MEDIDAS DE ESPAÇO, LOTAÇÃO E COMPROMETIMENTO
Em tudo somos medidos pelo Senhor, pois há que se ter um medida certa para que se tenha um juízo correto, mediante uma avaliação perfeita.

AS MEDIDAS DO CORAÇÃO PARA SALOMÃO:

I CRÔNICAS 28:9 E tu, meu filho Salomão, conhece o Deus de teu pai, e serve-o com um coração perfeito e com uma alma voluntária; porque esquadrinha (avalia, mede, pesa) o SENHOR todos os corações, e entende todas as imaginações dos pensamentos; se o buscares, será achado de ti; porém, se o deixares, rejeitar-te-á para sempre. 
28:10 Olha, pois, agora, porque o SENHOR te escolheu para edificares uma casa para o santuário; esforça-te, e faze a obra. 

OS CAMINHOS DO CORAÇÃO
O nosso coração se configura em muitas vezes em ser de dobre ânimo; uma hora está em um caminho e noutra em outro. Conquanto, é um coração dividido, inconstante e  sujeito aos açoites e condições dos ventos.

Tiago 1:8 O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos. 

Porquanto, a palavra do Senhor prevendo toda esta inconstância nos assevera que: 

Salmos 37:5 Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele o fará. 

Como bem vemos que não são os teus (nossos) caminhos, mas um só caminho de um só coração.

Só o Senhor Jesus Cristo é o caminho que nos encaminha para os acertos nos rumos da salvação.

Só Ele é o caminho a verdade e a vida; se não entregamos todo o nosso coração a Aquele que é o autor e consumador de nossa fé, ficamos com parte dele a qual é sujeita a muitos erros e poucos acertos.

A IDENTIDADE DE UM SÓ CORAÇÃO
Se não negar a mim mesmo e não tomar a minha cruz para segui-lo (Mateus 16:24; Marcos 8:34; 9:23 e João , jamais poderei dizer não vivo mais eu, mas Cristo vive em mim (Gálatas 2:20), pois quem aceita seguir ao Senhor Jesus Cristo perde a sua antiga identidade e ganha uma nova a qual está ligada a cruz Dele.

Gálatas 2:20 Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim

HÁ UMA LUTA FERRENHA DO ESPÍRITO CONTRA A CARNE,  e a alma que está de fora, aguarda o desenrolar deste embate, pois o que vencer a levará para o céu ou para o inferno.

Porquanto, o que for mais alimentado é o que vencerá esta batalha e com ela a guerra.

CONCLUSÃO:
Por mais que queiramos não negar a nós mesmos e ainda obtermos a salvação de nossas almas, isto jamais encontrará êxito, pois o plano divino da salvação se encontra em um só coração.

Conquanto, há dois tipos de coração: O humilde que é segundo a palavra de Deus e o soberbo, aquele que está ligado a soberba da vida e com ela o materialismo.

No entanto, só os humildes de um só coração alcançarão descanso para às suas almas:

Mateus 11:29 Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.

Resumindo:

As coisas da carne é que nos deixam de dobre ânimo (de dois corações), enquanto, as do Espírito nos unificam em uma só fé e em um só Senhor.