sábado, 28 de junho de 2014

DEUS SÓ QUER O MEU CORAÇÃO?

Revendo lições bíblicas passadas (I João, página 7 - 2009), deparei-me com o auspicioso comentário do escritor da lição de então; o qual trás ao lume o jargão que mais se ouve nos dias de hoje: "DEUS SÓ QUER O MEU CORAÇÃO".

Por figura, a sede dos nossos sentimentos é o coração, e é nele que reside a nossa alma.

SE DEUS quer só o nosso coração, desprezados estão os nossos espíritos e corpos?

Portanto, se assim fosse, o espírito "não" volta a Deus que o deu, e nem o corpo voltará da sepultura para ser transformado na vinda do Senhor Jesus Cristo.

Não teremos que responder pela consciência do erro, e nem pelos arroubos da carne.

Porquanto, suprimir aquilo que é o nosso problema (carne) é mais fácil do que consertar e colocar-nos no caminho da santidade?

Há uma pretensa manobra do deus deste século de obscurecer a verdade para propagar a inverdade; conquanto, neste intento, o êxito desta empreitada está assegurado, com às almas no caminho do seu reino.

O COMENTÁRIO DA LIÇÃO BÍBLICA:
Ainda hoje há pessoas que se enganam com a FALSA PREMISSA de que Deus quer apenas o coração

Não só o apóstolo João, mas Paulo também lutou contra UMA FALSA DOUTRINA semelhante.

Ele nos adverte: O CORPO É O TEMPLO DO ESPÍRITO (I Coríntios 6.19; conforme I Coríntios 3.16), e SEREMOS JULGADOS por tudo aquilo que fizermos por meio do corpo, bem ou mal (II Coríntios 5.10).

A Bíblia nos adverte ainda que, para a vinda do Senhor, devemos manter irrepreensíveis, ESPÍRITO, ALMA E CORPO.

Comentário: Pr. Eliezer de lira e Silva

Consultor Teológico: Pr. Antônio Gilberto.


O ESTADO DA ALMA
A alma depende do espírito, porque o espírito é o guardião da alma e a alma é refém do espírito.

Explica-se:

A comunhão e a comunicação com Deus dá-se do Espírito Santo com o nosso espírito, onde a alma\coração recebe os benefícios que irão refletirem no corpo e nas suas atitudes (obras, frutos).

Se o espírito que em nós está não for o divino, a alma irá receber os malefícios os quais irão refletir no corpo e nas atitudes dele (obras, frutos).

Como pode então Deus querer só o meu e o teu coração se as entradas para ele (olhos e ouvidos) estão no corpo?

Não há dúvida nenhuma que é o nosso coração\alma que precisa ser transformado, pois é nele que estão os sentimentos e identidade. No entanto, isto só irá acontecer se o nosso espírito permitir tal benefício, o qual o corpo será o espelho.

VAMOS SER JULGADOS POR AQUILO QUE FIZERMOS ATRAVÉS DO CORPO

Certamente não é nós que julgamos, mas a palavra por si nos julga. Também está claro que estamos na dispensação da graça e que o Senhor Jesus Cristo é o nosso advogado junto ao Pai. No entanto, nunca devemos esquecer que um dia Ele virá como juíz e julgará a cada um de nós segundo às nossas obras QUE FIZERMOS ATRAVÉS DO NOSSO CORPO:

"Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal."  (II Coríntios 5 : 10)

"Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo."  (I Coríntios 3 : 17)


"Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado".(I Coríntios 9:27)

Quantos serão reprovados pelo mau uso do corpo?

CONCLUSÃO:
Dezenas de textos Bíblicos levam para o mesmo contexto: "Será assassinato ideológico dizer que Deus só quer o meu coração".

É irrevogável por expecificação divina que temos que sermos santos, porque Santo Ele é; e que esta santificação é de TODO O NOSSO ESPÍRITO, ALMA E CORPO (I Tes. 5.23); pois este último é o TEMPLO DO ESPÍRITO SANTO (I Cor. 3.16,17; 6.19,20).

Ainda é tempo de nos concientizar que a premissa de que Deus "SÓ QUER" o meu e o teu coração é falsa.

Ainda é tempo de achegar-nos a Deus e Ele se achegará a nós.