terça-feira, 30 de setembro de 2014

A IGREJA DE LAODICEIA CONTRASTA TAMBÉM COM A IGREJA DE ESMIRNA

Nas sete cartas do Apocalipse (revelações) às sete igrejas da Asia Menor, proferidas pelo Senhor Jesus Cristo, e descritas pelo Apóstolo João; encontramos nelas grandes e sábios ensinos, muito embora resumidamente.

Nota-se que Aquele que andava ao meio dos sete castiçais de ouro, conhecia profundamente as obras de cada uma destas sete igrejas. Nada passava e passa desapercebido por Aquele que vive e reina para todo o sempre.

Esta inestimável prerrogativa da onisciência divina, fundamenta o juízo perfeito dos acertos e erros encontrados ao meio nestas igrejas.

Uma grande lição cristã nos é deixada no contraste da igreja de Esmirna com a igreja de Laodiceia, onde a primeira é pobre literalmente, mas rica espiritualmente:

APOCALIPSE 2.9 Conheço a tua tribulação e a tua pobreza (mas tu és rico), e a blasfêmia dos que dizem ser judeus, e não o são, porém são sinagoga de Satanás.

OBSERVAÇÃO: Esmirna, uma igreja que é pobre (materialmente) e atribulada, mas é rica espiritualmente.

Laodiceia, uma igreja que é rica materialmente, mas pobre espiritualmente.

APOCALIPSE 3.17 Porquanto dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um coitado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;

Laodiceia diz que nada tem falta, porque é rica materialmente, por isso não conhece a pobreza e a tribulação oriundas em partes dela. Uma igreja que não passava necessidades; conquanto, dificilmente sentiria amor, E SE COMPADECERIA por aqueles que na necessidade estavam.

Questão: As igrejas ditas ricas se compadecem dos pobres? SIM OU NÃO?

Se não se compadecem, é porque NÃO TEM AMOR AO PRÓXIMO, sendo individualistas, olhando para si mesma, e sem nenhuma possibilidade do amor cristão.

As igrejas da Macedônia, muito embora na pobreza coletavam ofertas para os pobres da Judéia:

II CORÍNTIOS 8 -.A coleta para os cristãos pobres da Judéia: 

1 Também, irmãos, vos fazemos conhecer a graça de Deus que foi dada às igrejas da Macedônia;

2 como, em muita prova de tribulação, a abundância do seu gozo e sua profunda pobreza abundaram em riquezas da sua generosidade.

3 Porque, dou-lhes testemunho de que, segundo as suas posses, e ainda acima das suas posses, deram voluntariamente,

pedindo-nos, com muito encarecimento, o privilégio de participarem deste serviço a favor dos santos;

5 e não somente fizeram como nós esperávamos, mas primeiramente a si mesmos se deram ao Senhor, e a nós pela vontade de Deus;

Segue... nos demais versículos o testemunho fiel e verdadeiramente cristão daqueles que primam pela palavra da fé.

Ainda é a dor que nos ensina a gemer. Só quem vive ou viveu na necessidade sabe e se importa com a necessidade alheia.

A individualidade leva a vaidade e ao desamor.

A coletividade leva a simplicidade e ao verdadeiro amor.

AS DEMAIS CARACTERÍSTICAS ENCONTRADAS EM ESMIRNA E FILADÉLFIA EM CONTRASTE COM LAODICEIA

Nas cartas as igrejas de Esmirna e de Filadélfia não há nenhuma restrição ou admoestação, mas só bonificação; enquanto, que em Laodiceia há muitas.

Outra questão fundamental é a que ambas sofriam perseguições com aqueles que se diziam judeus e não o eram (dos que diziam serem povo santo e não o eram)

EM QUESTÃO: Hoje não é a mesma coisa relativo a perseguição NO MUNDO TODO a aqueles que querem seguir a palavra de Deus como ela é para ser seu povo? SIM OU NÃO?

Porquanto, pregue a palavra, ensine a palavra e viva a palavra; pois na palavra encontraremos o descanso para as nossas almas.

PORÉM, COM UM DETALHE: Só  aqueles que são humildes e mansos de coração.