segunda-feira, 29 de setembro de 2014

A REVELAÇÃO FINAL: A IGREJA QUE SOBE E A IGREJA QUE FICA

A igreja de nosso amado Senhor e salvador Jesus Cristo é um organismo vivo, palpitante, que sente amor, dor, tristeza e alegria; que está em processo de purificação para santificação, e que não está restrita a um nome ou edifício secular.

Unicamente ela é composta de pessoas que estão sujeitas a um senhorio e a vontade Dele.

Muito embora hajam inúmeras situações nominadas e agrupadas como igreja de Cristo, só uma verdadeiramente o é.

Há que se fazer uma criteriosa escolha entre a igreja submissa do amor fraternal, e a igreja democrática do amor material (carnal).

Uma está presa os valores espirituais e a outra aos valores materiais.

Uma está ligada ao consumo presente, naquilo que se vê, e a outra ao que está distante, naquilo que não se vê, mas se espera.

Em seu livro: "APOCALIPSE A REVELAÇÃO FINAL", (pg 30) o Pastor Waldemar P. Paixão trás-nos uma intrigante questão de que: ao saber-se em detalhes a característica e o destino de cada uma destas igrejas, será que sabemos identificar em qual delas estamos aportados?

Uma, a que sobe, nos leva para junto do Senhor Jesus Cristo (arrebatamento); e a outra, a que fica, nos leva ao encontro com o anti-cristo (tribulação):

  6. Filadélfia, a igreja avivada e missionária (Apocalipse 3.7-13). Filadélfia se refere a igreja universal a partir do ano 1650, chegando aos nossos dias. É também considerada a igreja do arrebatamento.

    7Laodiceia, a igreja morna (Apocalipse 3.14-22). É a igreja em seu estado final de apostasia. Enquanto    Filadélfia que vai; Laodiceia é a que fica. Em qual delas você está?

                  Pr. Waldemar Pereira Paixão

Não obstante, estejamos cercados de uma grande nuvem de testemunhas a respeito das figuras e modelos que identificam uma e outra, nós no geral, como povo dito cristão estamos INDIFERENTES a premente necessidade de que para a salvação precisa se fazer a escolha certa no dia que se chama hoje.

FILADÉLFIA - (Apocalipse 3. 7-13) nos descreve as características de uma igreja compromissada com a guarda da palavra para não negar o nome que está ligado a ela; diferindo daqueles que se dizem povo santo, mas na verdade mentem e não o são.

LAODICEIA - (Apocalipse 3.14-22), está indecisa entre o frio e o quente; por isso está qualificada no morno. Ela coxeia entre dois pensamentos; ora está num e ora está no outro.

Ela dá enfase aos valores materiais quando diz: "Rico sou e de nada tenho falta"; e ainda quer ser partícipe dos valores espirituais, ficando ao meio de um e de outro.

O Apóstolo Paulo nos mostra que haviam peculiaridades em que a igreja de Colossos se assemelhava a de Laodicéia (Col. 4.16), e o amor as riquezas era uma delas

Colossenses 2.1  PORQUE quero que saibais quão grande combate tenho por vós, e pelos que estão em Laodicéia, e por quantos não viram o meu rosto em carne;

Observação: O amor as riquezas das igrejas materialistas desprendia do Apóstolo um UM GRANDE COMBATE na palavra para demover os crentes deste problema.

2  Para que os seus corações sejam consolados, e estejam unidos em amor, e enriquecidos da plenitude da inteligência, para conhecimento do mistério de Deus e Pai, e de Cristo,

Observação: Quando se busca o materialismo por primazia, é cada um por si, e o dito e Deus por todos. Não há união, tornando-se pobres espirituais, ignorando a verdadeira riqueza que é o Senhor Jesus Cristo e os mistérios Dele.

3  Em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência.

Observação: Quando nos voltamos de coração as riquezas materiais, deixamos de buscar ao Senhor Jesus Cristo, o nosso inestimável tesouro em sabedoria e ciência

4  E digo isto, para que ninguém vos engane com palavras persuasivas.

Observação: O Apóstolo Paulo por inspiração divina sabia que não só em Laodicéia naqueles dias haveria mestres materialistas, mas que este espírito estaria como engano persuasivo na igreja do Senhor Jesus Cristo até o Apocalipse.


Porquanto, o materialismo leva a igreja a ser (Rico sou e de nada tenho falta):

DESGRAÇADA: sem a graça divina;

MISERÁVEL: que vive na miséria espiritual;

POBRE: na graça divina e espiritualmente; muito embora se ache rica materialmente;

CEGA: não possui a visão espiritual, pois tem os seus olhos voltados para o conforto e as riquezas materiais;

NUA: Desprovida das vestes espirituais (brancas, puras), onde as suas vestes materiais estão manchadas, contaminadas pela sedução e pela vaidade, pois o corpo é o espelho da alma. Aquilo que o nosso coração está cheio, a boca fala e o corpo expressa (ponto final).

"Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas."  (Apocalipse 3 : 18)

A CONFIRMAÇÃO PROFÉTICA BÍBLICA
"Eis que venho como ladrão. Bem-aventurado aquele que vigia, e guarda as suas vestes, para que não ande nu, e não se veja a sua nudez." (Apocalipse 16.15)

Há uma FALSA IDEIA de que Deus SÓ QUER O MEU CORAÇÃO, e que o demais Ele nem se importa com o meu corpo e com o meu espírito.

Com isso, na Igreja de Laodiceia as roupas espirituais e as literais expunham o corpo a nudez, o que é condenado veemente pelo Senhor Jesus Cristo como vemos ao longo da Bíblia Sagrada.

Muito embora a palavra divina nos diga em I Coríntios 3.16,17; 6.19,20; II Coríntios 6.14-18 que somos templo do Espírito Santo, e que devemos ser irrepreensíveis em espírito, alma e corpo para a vinda do Senhor Jesus Cristo (I Tes. 5.23), há um confronto nefasto e destrutivo com FALSAS AFIRMAÇÕES contrária a palavra divina.

Não temos palavras que possam igualar ou até mesmo superar a palavra divina, pois elas são sim e amém; porque:

"Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas" (Apocalipse 3.22).

As obras de ambas estão nuas e patentes diante do Senhor; porquanto, uma serve ao Deus verdadeiro e a outra a mamom (Mateus 6.24).

Porquanto, a revelação final mostra-nos dois caminhos, duas igrejas, mas uma só escolha para que verdadeiramente se possa ter um encontro com o Senhor Jesus Cristo.

Nunca devemos nos esquecer que em Laodiceia Jesus Cristo está do lado de fora dela, pois está a ponto de vomitá-la da sua boca; conquanto, é e será uma igreja condenada se não se arrepender dos seus descaminhos.

Relembrando, que o caso dos caminhos e das igrejas não são um mero acaso bíblico, mas uma realidade secular.

Ao que vencer ser-lhe-á dado a coroa da vida.