quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

A HUMANIZAÇÃO DAS SAGRADAS ESCRITURAS

"Quem quiser vir após mim, renuncie a si mesmo;
 tome a sua cruz e siga-me".
Humanizar, tornar aceitável, adaptar as Sagradas Escrituras ao meio de vida a qual vivemos, é o desejo de todo aquele que vê nelas uma condição rústica, fora de tempo e indigerível.

As Escrituras tolhem, estreitam e limitam a liberdade dantes vivida no meio secular, objetivando separar o que é do reino deste mundo do que é do Reino de Deus.

Porque, são duas cidadanias amplamente diferenciadas; não comungam em fé, jeito e consumação.

Uma dá enfase às coisas terrenas, às coisas da carne, e a outra dá enfase às coisas celestes que são espirituais.

UM REINO QUE NÃO É DESTE MUNDO
"O meu reino não é deste mundo" proferido pelo Senhor Jesus Cristo dá a conotação, o propósito e a característica de sua identificação.

NASCER DA ÁGUA
Quem nasce da água, morrendo pro mundo, atesta e testemunha que adquiriu UMA OUTRA IDENTIDADE; na qual vai ser lavado na água pela palavra como condição básica de sua NOVA NACIONALIDADE.

O não vivo mais eu, mas Cristo vive em mim demonstra que a NEGUEI  (renunciei) A MIM MESMO e peguei a minha cruz para PODER SEGUI-LO.

Da mesma forma coaduna que ÀS COISAS VELHAS JÁ PASSARAM E TUDO SE FEZ NOVO.

O que impossibilita a oportunidade de servir a dois senhores; porque, há que SE FAZER UMA SÓ ESCOLHA em UM SÓ CAMINHO, O ESTREITO.

O NASCER DO ESPÍRITO
"Quem não nascer da água e do Espírito, não pode ver e estar no Reino de Deus.

Isto inviabiliza toda e qualquer possibilidade de ter adquirido uma cidadania e tornar a dantes vivida.

É DE SUMA IMPORTÂNCIA ESTA CONDIÇÃO

Porquanto, para nascer do Espírito há que lembrar-se que na medida que se avança na cidadania espiritual vai se desprendendo aos poucos das coisas terrenas.

A HUMANIZAÇÃO DAS ESCRITURAS
O que seria a humanização das Escrituras?

Ora, seria torná-las mais aceitáveis a natureza humana que não se adapta a elas devido ao insidioso confronto CARNE X ESPÍRITO.

Conquanto, tudo o que satisfaz a CARNE pode de alguma maneira estar contra o ESPÍRITO. Dai o Estar Escrito que:

Nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus; que NÃO ANDAM SEGUNDO A CARNE, MAS SEGUNDO O ESPÍRITO.(Romanos 8:1)

Humanizamos às Escrituras quando literalmente queremos que elas sejam conforme a nossa vontade e NÃO conforme a vontade de Deus:

- Lembramos que é o nosso coração enganoso que dita as regras conforme o modelo do mundo de então.
- Dissemos que só o nosso coração é o que importa a Deus, deixando de lado o espírito e o corpo. 
- Dissemos que as coisas mudaram e o que era para aquele tempo, era para aquele tempo, e que hoje é diferente.
- Esquecemo-nos que em sendo TEMPLO DO ESPÍRITO SANTO, tudo para as nossas vidas é conforme o modelo (figura) que Ele estabeleceu no monte, em pureza, separação e fé.

- Que a casa de Deus a qual somos nós não é para uma atração da carne em vaidades nas suas individualidades, mas uma morada DIVINA na humildade, sinceridade e coletividade.
- Que na humanização das Sagradas Escrituras não se prega mais, e não se pode pregar o arrependimento, o levar a cruz, a Santidade e o fazer a diferença entre puro e o impuro, entre o santo e o profano.
- Maquiamos a santidade, esquecendo-nos que somos TEMPLO DO ESPIRITO, e que não somos de nós mesmos. 
- Na humanização da Escrituras buscamos a Deus só pelo interesse das coisas deste mundo, e o reino dos céus segundo a nossa vontade nos será acrescentado.
- Porquanto, não fala mais em que somos só peregrinos nesta terra, que por isso não devemos estarmos apegados a ela.
- Não se fala mais em salvação, porque isso depõe contra a humanização.

Portanto, tudo isso é um recurso contraditório com a realidade Bíblica, pois quem quer agradar a si mesmo vai distanciar-se de Deus.

Na verdade, a nossa natureza humana vai sempre querer aquilo que lhe é próprio, e ou seja na busca dos nossos deleites acabamos saindo da vontade de Deus.

Conquanto, humanizar as Escrituras vai dar EM ALGUM MOMENTO DE NOSSA VIDA lugar a carne:

GÁLATAS 5.24  E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências.
25  Se vivemos em Espíritoandemos também em Espírito.

Amém.