terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

TOMAI SOBRE VÓS O MEU JUGO


Ao longo do tempo, principalmente no face book temos visto tantos depoimentos a respeito de JUGO, onde notamos o total desconhecimento da sua origem, meio e uso QUANDO DIZEM:

Exemplo: “Isto é jugo de homens”

O jugo é um termo Bíblico utilizado metaforicamente (uma figura de linguagem) para evidenciar uma condição literal (existente) em concordância com o ensino (doutrina) espiritual. E, ou seja, um duplo sentido NAS FRASES E TEXTOS BÍBLICOS para evidenciar o seu contexto.

Então, tão certo como VIVE O SENHOR que o JUGO BÍBLICO é de Deus (nas suas dispensações), E NÃO DE HOMENS.

Toda instituição seja secular ou eclesiástica TEM UM JUGO (peso, CARGA) para normatizar os preceitos DA SUA MISSÃO.

Para que se esteja de acordo (acordar) com o seu MEIO FIM, é necessário que tenha UM SENHOR (diretor, responsável), para assegurar o fiel cumprimento das suas normas através das suas diretrizes padrão.

O QUE NA VERDADE SERIA UM JUGO?
Jugo é uma peça feita de madeira que é utilizada para unir dois bois, para QUE ANDEM NO MESMO COMPASSO (rítimo) enquanto puxam um arado ou uma carroça (UMA CARGA). É também chamada de canga (atrelamento) ou junta de bois.
No sentido figurado, jugo significa submissão, obediência, autoridade, domínio, opressão, sujeição.

OS TRÊS TIPOS DE JUGO NO SENTIDO ESPIRITUAL RESUMIDOS

- JUGO IGUAL DO SENHOR JESUS CRISTO (todos obedecendo, ANDANDO de acordo com a SUA PALAVRA). Um só batismo, uma só fé, uma só palavra e um só espírito.

O trabalho anda, produz frutos, e há salvação

-JUGO DESIGUAL evidencia exemplarmente que duas ou mais pessoas, que muito embora estejam unidas por um jugo, UMA PUXA PARA UM LADO E OUTRA PARA OUTRO. Uma quer obedecer ao seu Senhor e outra não.

O trabalho não anda; fica infrutífero, e até indigesto; porquanto, CASA DIVIDIDA NÃO PROSPERA, havendo condenação, e até mesmo porque:

Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? (II Coríntios 6:14)

-JUGO DO MUNDO está atrelado diretamente ao deus deste século.




O JUGO DO SENHOR JESUS CRISTO

“Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”. (Mateus 11:29,30).

O perfil de TODO AQUELE (A) que está sob a obediência do Senhor Jesus Cristo, ATRELADO A SUA PALAVRA, e por isso é HUMILDE E MANSO DE CORAÇÃO.

O jugo do Senhor Jesus é leve e suave, fácil de carregar pois nos leva para a vida eterna com ELE; em CONTRASTE com o jugo pesado do mundo que nos leva para a morte eterna SEM ELE.

Isto nos fala em andarmos unidos (atrelados) em uma mesma direção, direcionados pelas cordas da palavra em nossas orelhas (ouvidos), pois a terra a ser preparada é o nosso coração.