quinta-feira, 20 de outubro de 2016

QUEM FOI NEEMIAS? - MUITO ALÉM DO QUE LEMOS - OFICINA 01 - A REVELAÇÃO

Poderíamos começar a discorrendo sobre os poucos dados biográficos de um grande homem de Deus o qual foi Neemias. Porém, aquilo que não está claramente dito é o que tentaremos expor nestes breves relatos.

Porque: Sabemos mais da sua obra do que da sua própria existência.

Consta nos anais da história do Santo Livro que Neemias, era filho de Hacalias, irmão de Anani, e que era copeiro do rei da Pérsia.

Que a sua família era de Jerusalém, mas não se pode afirmar com toda a certeza se era da tribo de Judá ou da de Benjamim

Há estudos que dizem que Neemias era um eunuco (castrado), onde não estaria somente a serviço do rei da Pérsia, mas também da rainha sua esposa.

Conquanto, se assim fosse Neemias não poderia exercer nenhum serviço da abrangência sacerdotal, e talvez tivesse o seu acesso restrito a alguma áreas nobres do templo, quando senão nem entrar dentro dele poderia.

No entanto, sabemos que suas virtudes superaram os seus desconhecidos defeitos.

AS VIRTUDES DE NEEMIAS E AS NOSSAS:

Assim como Jefté, um dos juízes de Israel era varão valoroso, porém filho de uma prostituta (Juízes 11.1); assim como Naamã capitão do exército do rei da Assíria, grande diante do Senhor, era um herói valoroso, porém leproso:

E Naamã, capitão do exército do rei da Síria, era um grande homem diante do seu SENHOR, e de muito respeito; porque por ele o SENHOR dera livramento aos sírios; e era este homem herói valoroso, porém leproso. (II Reis 5.1)

Assim também com toda a certeza era Neemias um VARÃO VALOROSO diante de Deus, e do seu senhor, o rei da Pérsia, independente dos seus defeitos.

QUESTÃO: O que temos feito em prol do Reino de Deus para sermos considerados vasos de valores na Sua Obra?

UM HOMEM COM AMOR NO CORAÇÃO:
A palavra do Senhor na boca do Apóstolo Paulo nos diz que sem amor nada seríamos. Nada somos sem amor.

Quem se importaria com uma cidade que fora destruída por Nabucodonosor rei da Babilônia? - Quem se importaria com o túmulo de seus pais, dos seus antepassados? - Quem se importaria em reconstruir  os muros e reerguer os portões queimados a fogo se aqueles na distante Jerusalém nada os dava ânimo para tal obra?

Só alguém que tinha amor no coração poderia se abster da sua posição confortável que se encontrava, empreender tão grande esforço, dirigir um tão grande povo, e realizar uma tão grande obra.

QUESTÃO: e o nosso amor a Deus, a Sua tão grande obra, e ao nosso próximo como anda? - A que nível está?

UM HOMEM DE CONFIANÇA:
Para ser copeiro do rei, nem sendo da nacionalidade dele (um judeu), mas um estrangeiro, um peregrino, um prisioneiro em terra estranha, teria que ser uma pessoa aprovada, de alta confiança, pois nas mãos dele estava a vida do rei.

Neemias pagaria com a própria vida SE ALGO ENVENENADO atingisse ao grande rei do mundo de então, no seu alto refúgio, a fortaleza de Susã.

QUESTÃO: Será que somos homens de confiança diante dos nossos superiores os quais estamos subordinados assim como foi Neemias?

- Será que não seríamos os primeiros a envenená-los, os traindo?

 - E do Senhor nosso Deus podemos dizer com todas às letras que somos fiéis até a morte para alcançarmos a coroa da vida não só com Deus, mas também com o nosso próximo?

UM HOMEM FIEL
Para ser de confiança, certamente Neemias era um servo fiel ao seu Senhor.

QUESTÃO: E nós, somos fiéis aos nossos senhores tanto no céu quanto na terra?

UM HOMEM DE VISÃO DE REINO

Neemias conhecia o reino do seu senhor, por isso tinha a visão adequada de seus limites. Ele sabia como e quando poderia arriscar-se a chegar diante da presença do rei.

Porquanto, orou e jejuou durante quatro meses diante do Rei dos reis para alcançar a graça e os recursos tão necessários para aquele divino projeto.

QUESTÃO: Será que vemos as coisas muito além dos nossos próprios interesses pessoais?

- Que deixaremos todas as nossas benesses para servir ao nosso Deus em uma terra estranha?

- Será que temos uma ampla visão do Reino de Deus e da sua justiça, a qual buscamos antes de todas as coisas, para que as demais coisas nos sejam acrescentadas?

UM HOMEM PRUDENTE
Neemias, em vista do acima citado era um homem de grande prudência, pois conhecia os seus limites, e deles não se afastava.

E por ser prudente, certamente temia ao Senhor seu Deus; obedecia ao seu rei na terra, prestando-lhe insofismáveis serviços.

QUESTÃO: E nós, até aonde vai a nossa prudência? - Vai até aonde os nossos olhos podem ver? - E ou já alcançou os Olhos do Eterno Senhor Senhor dos céus e da terra?

UM GRANDE ADMINISTRADOR SEGUNDO A PALAVRA DE DEUS

Tudo aquilo que fizermos confiadamente em prol do Reino de Deus, a Deus o fizemos; a honra e a glória pertence somente a Ele, mas a alegria é nossa.

As coisas para darem certo tem que estar segundo a vontade de Deus, segundo a Palavra de Deus; pois no Santo Livro Está Escrito que:

"Se alguém falar, fale segundo as palavras de Deus; se alguém administrar, administre segundo o poder que Deus dá; para que em tudo Deus seja glorificado por Jesus Cristo, a quem pertence a glória e poder para todo o sempre. Amém." I Pedro 4.11

Neemias continha estes indeléveis predicados; ele por temor ao Senhor seu Deus, por ser prudente, falava e administrava aquilo que lhe vinha às mãos segundo a Palavra de Deus.

QUESTÃO: Será que estamos sabendo que sem as obras da fé, a nossa fé é morta? - O que estamos fazendo em prol do Reino de Deus? - Qual é a nossa administração, o que é que falamos, o que é que já realizamos para honra e para glória do nosso amado e querido Senhor Jesus Cristo?

NEEMIAS ERA UM HOMEM AGLUTINADOR

No Santo Livro vê-se que ele trabalhou com famílias, e teve êxito na sua obra, pois certo estava que tinha o dom da liderança, da aglutinação. Que era um homem que ajuntava, e que não espalhava.

QUESTÃO: O que ajunta segundo a Palavra de Deus, não espalha. E nós nos enquadramos neste perfil de que não se trabalha nas coisas do Reino de Deus sozinhos; que não somos auto-suficientes, mas que precisamos uns dos outros, pois não é o nosso nome pra aparecer, e sim o nome DELE (Jesus) que deve ser honrado?

Muitas são as qualidades de Neemias, as quais não foram ditas, mas estão intrínsecas na sua grande obra.

Acreditamos que o Amado Espírito Santo irá nos revelar como revelou no sub título a seguir; da mesma forma que os leitores nos ajudarão a escrever a oficina dois sobre as inequívocas qualidades de Neemias em seus comentários.


A REVELAÇÃO
Alguém que conhecemos meditava sobre as qualidades de Neemias; questionava o que ele tinha a mais, e que não era encontrado em muitos outros?

A resposta inesperada e sobrenatural veio de pronto: "O CORAÇÃO!"

O Coração! - Pensou: mas, o que tinha esse coração de tão especial?

Da mesma forma o sobrenatural que recitara o coração como a especialidade de Neemias, veio dar as duas palavras que o qualificavam como tal: "SOBRIEDADE E CONSTÂNCIA"

Aquela revelação abrira uma nova experiência na sua vida; a admiração e a perplexidade do fato inédito, o levou a pesquisar adequadamente sobre sobriedade e constância:

UM CORAÇÃO SÓBRIO
O que seria a qualificação de sóbrio, a qual fora dotar o perfil positivo de Neemias?

A resposta adequada veio do dicionário do link abaixo:

Significado de Sóbrio
adj.
Que se alimenta moderadamente; que bebe com moderação; frugal.
Que não se encontra sob o efeito do álcool; que não é alcoólatra.
 Que se comporta de modo comedido; que se expressa com timidez; que tende a ser sério.
 Que não exibe suas qualidades; que se comporta de maneira serena; contido ou recatado.
 Desprovido de afetações; sem enfeites exagerados: apartamento sóbrio.
Cuja cor não desperta atenção; de tom suave.
s.m.
Aquele é sóbrio.
(Etm. do latim: sobrius.a.um)
Sinônimos de Sóbrio
Sóbrio é sinônimo de: contido, parco, tímido, recatado, frugal
Antônimos de Sóbrio
Sóbrio é o contrário de: chamativo, exagerado, exuberante, vistoso, exibido

RESUMINDO: Neemias não era um comilão, e nem um beberrão; espiritualmente não se embriagava com o vinho em que há contenda. Um homem sério, sereno, contido.

Era desprovido de enfeites (vaidades), não chamava a atenção, não exibia-se, mas era comedido.

QUANDO meditamos NESTAS QUALIDADES SÓBRIAS que adornaram o perfil de Neemias, vemos que mui longe passamos dele, pois a nossa grande maioria tem a infeliz tendência de mostrar-nos opostamente na grande mídia.

CONSTÂNCIA

A segunda grande qualidade de Neemias exponenciada de uma forma sobrenatural foi a CONSTÂNCIA; ele era constante.

Da mesma forma que pesquisamos a sobriedade, pesquisamos a constância, muito embora não seja um termo de difícil uso, temos por certo  que o seu significado apropriado se faz necessário para o enriquecimento do contexto.

Significado de Constante
adj.
Que integra alguma coisa; que constitui (algo); que pertence a; incluído: livro constante da biblioteca.
Que não sofre alteração; inalterável: o constante balanço do mar.
Que tende a se repetir de maneira contínua; permanente: o som constante da chuva.
Em que há continuidade e progressão; progressivo: o constante desenvolvimento das árvores.
Diz-se do número (quantidade física) que não se altera em todas as fórmulas matemáticas caracterizadas por especificarem determinados fenômenos universais ou certas circunstâncias específicas (fenômenos, propriedades etc.).
[Linguística] Diz-se de qualquer elemento que não varia; invariante.
[Matemática] Que independe do conjunto determinado por variáveis.
(Etm. do latim: constans.antis)
Sinônimos de Constante
Constante é sinônimo de: estável, regular, metódico, ordenado, jacente, incluído, progressivo, permanente, manente, uniforme
Antônimos de Constante
Constante é o contrário de: inconstante, mutável, variável, mudável
RESUMINDO: Neemias era sem alterações que o fizessem dissuadir do seu objetivo; tinha constância nos seus projetos; era progressivo, era permanente, pois nem mesmo Sambalate e Tobias o fizeram descer do andaime, descer do nível e do prumo das Sagradas Escrituras.

QUESTÃO: E nós somos constantes nos objetivos de Deus? - E ou coxeamos entre dois pensamentos; somos de dobre ânimo, o qual venhamos a desistirmos facilmente na primeira barreira interposta? 


A CAPACIDADE DE NEEMIAS
Está muito além daquilo que ventilamos pelo pouco que sabemos dele. Se não for as revelações do Amado Espírito Santo, nem de perto chegaríamos dos conceitos e virtudes dela.

Um grande construtor certamente há de ter algumas das qualidades que adornaram o perfil de Neemias, um grande homem de Deus, na sua humildade, na sua aptidão.

Que o Senhor nosso Deus em suas misericórdias possa ensinar-nos pelo Amado Espírito Santo as virtudes que capacitaram Neemias, para que quem sabe um dia ELE queira usar-nos na Sua Obra< no Seu Reino?