sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

UMA ESTRADA PARA DAMASCO - AS ESCAMAS NOS OLHOS - O PERSEGUIDOR PERSEGUIDO


Nos anais do Santo Livro se encontra o registro de uma das mais BELAS E EXEMPLARES histórias de conversão a verdadeira fé cristã.


Saulo de Tarso, da tribo de Benjamim, Fariseu de Fariseus, doutor da lei, criado aos pés de Gamaliel, membro do Sinédrio (e ou a serviço dele - milícia religiosa), perseguidor dos cristãos tinha cartas especificas para Damasco na Síria, onde iria trazer manietados ou até mortos cristãos de peso para os levar presos para Jerusalém.

Lá eles seriam julgados pelo Sinédrio segundo às suas acusações; no entanto já prematuramente condenados.

Na estrada para Damasco, próximo a cidade, ele tem UM ENCONTRO que transformaria a sua vida para todo o sempre:

E, indo no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu.
E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?
E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar (DEMONSTRAR RESISTÊNCIAS) contra os aguilhões (GUIADA OU GUILHADA PONTE AGUDA PARA CONDUZIR BOIS).
Atos 9:3-5
As lições que tiramos desta história é que quando perseguimos a quem o Senhor Jesus Cristo escolheu, a ELE PERSEGUIMOS. Muito embora sejamos comissionados, jamais a comissão pode sobrepor às escolhas DELE.

Saulo fora cegado por uma luz muito forte; ele julgava por aquilo que ele via com os olhos carnais; pois sua visão espiritual estava encoberta precisando de uma cirurgia divina para ver aquilo que não podia ver.

Como posso ser servo do Senhor nosso Deus me sobrepondo EM JULGAMENTOS a aquilo que pertence a ELE?

A luz DA JUSTIÇA que NELE HÁ não nos permite  como servos de Deus andar nas trevas; porque se andarmos ainda nas trevas da perseguição, SOMOS CEGOS ESPIRITUAIS, precisando que nos caia as escamas dos olhos, pois não vemos, e não cumprimos o maior de todos os mandamentos: "Ama ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, (...), e ama a teu próximo como a ti mesmo".

Outra vez vos escrevo um mandamento novo, que é verdadeiro nele e em vós; porque vão passando as trevas, e já a verdadeira luz ilumina.
Aquele que diz que está na luz, e odeia a seu irmão, até agora está em trevas.
Aquele que ama a seu irmão está na luz, e NELE NÃO HÁ ESCÂNDALO.
Mas aquele que odeia a seu irmão está em trevas, e anda em trevas, e não sabe para onde deva ir; porque AS TREVAS LHE CEGARAM OS OLHOS.
1 João 2:8-11
Tudo aquilo que semearmos, daquilo colheremos; porque, quando mais nos é dado, mais nos será cobrado. DE PERSEGUIDORES (em trevas) NOS TORNAMOS PERSEGUIDOS.

Nem adianta apelarmos para o salvo conduto em nossa defesa no contexto do Sermão da Montanha, pois estaremos pagando a perseguição COM A PERSEGUIÇÃO justamente:

Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;
Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.
Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.
Mateus 5:10-12

Se não negarmos a nós mesmos, para que o eu interior SEJA MORTO com jejum e oração aos PÉS DO SENHOR por no mínimo três dias (Atos 9), NÃO SAIREMOS DAS TREVAS.

PORQUANTO, um dia, em uma das estradas dos Damascos da vida, inevitavelmente teremos um encontro com o Senhor Jesus; reconheceremos obrigatoriamente o senhorio DELE sobre todas às coisas, pois a luz que Nele há jamais nos permitirá que andemos nas trevas da perseguição, do desamor. 

Saulo de Tarso caiu do cavalo estatelando-se no chão; os aguilhões o haviam cutucado de uma maneira sem volta. Saulo ao ouvir a voz do Senhor Jesus Cristo dizendo: Saulo, Saulo, porque tu me persegues? - logo entendeu que aquela VOZ não provinha de um mero cristão, mas DAQUELE QUE DAVA NOMES A ELES.

Sem a vida transformada, a humildade aplicada, e a fé consumada condignamente na pessoa amada do Senhor Jesus Cristo, não alcançaremos a tão almejada vitória.

Se  para o Senhor Jesus vivermos, para ELE diante do mundo morreremos; de nada adianta ganharmos o mundo inteiro e perdermos a nossa alma.

DE NADA ADIANTA sermos orgulhosos, vaidosos,  perseguidores, conhecedores da lei mas vivendo fora dela, ter a aparência de servos da fé, mas não nos submetermos aos mandamentos dela (ama a teu próximo como a ti mesmo).

PORQUE: O Filho do Homem virá na Glória de Seu Pai, com os santos anjos, e julgará a cada um de nós segundo às nossas obras.

Do que nos serviria sermos resistentes contra PALAVRA DE DEUS, SE O AGUILHÃO DELA infalivelmente nos alcançará, mais dias, menos dias?

A palavra do Senhor nos admoesta que um dia, diante DELE todo o joelho se dobrará; de julgadores seremos julgados.

Porque está escrito:Como eu vivo, diz o Senhor, que todo o joelho se dobrará a mim,E toda a língua confessará a Deus.
De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus.
Assim que não nos julguemos mais uns aos outros; antes seja o vosso propósito não pôr tropeço ou ESCÂNDALO AO IRMÃO.
Romanos 14:11-13

O SINÉDRIO

Porque julgo eu o servo alheio?
Quem és tu, que julgas o servo alheio? Para seu próprio senhor ele está em pé ou cai. Mas estará firme, porque poderoso é Deus para o firmar.
Romanos 14:4
Assim sendo, criamos INJUSTAMENTE um Sinédrio (Tribunal Religioso), nos colocamos na cadeira de Moisés, na qual arbitramos a nosso bel-prazer, esquecendo-nos que É O SENHOR QUE DARÁ A CADA UM DE NÓS SEGUNDO ÀS NOSSAS OBRAS.

Do Senhor é os céus e a terra e tudo o que nela há; ao Filho Amado concedeu TODO O PODER E AUTORIDADE sobre os céus e a terra:

Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém. 
Romanos 11.36
O Seu Senhorio, a Sua Autoridade permeia a Sua Igreja; OS FILHOS DELA, são filhos da Palavra do Senhor nosso Deus que vem através dela.

Através da Igreja do Senhor Jesus Cristo o seu Reino é pregado, o evangelho anunciado, a libertação efetivada, e a salvação confirmada.

O SEU REINO

Parece-nos uma palavra dura, a qual estamos DESCREVENDO; NO ENTANTO, ela roeu primeiramente em nós mesmos; não veio de nós, MAS A NÓS VEIO.

Jamais poderia ousar ESCREVER o que não devo escrever.

Quem sabe havia eu esquecido que o Senhor nosso Deus tudo vê, e NELE não há injustiça?

ELE não vê como o mundo vê e nele age. Muito embora esteja ELE nos céus, e eu na terra, O SEU REINO, O SEU AMOR, A SUA JUSTIÇA está no meio de nós:

E, interrogado pelos fariseus sobre quando havia de vir o reino de Deus, respondeu-lhes, e disse: O reino de Deus não vem com aparência exterior.
Nem dirão: Ei-lo aqui, ou: Ei-lo ali; porque eis que o reino de Deus está entre vós.
Lucas 17:20,21

CONCLUSÃO:

Fora-nos acordados as quatro e pouco da madrugada, e desde então o que assim nos veio, assim o escrevemos.

O que foi descrito abrange o Reino do Senhor como um todo.

Certamente O SENHOR com este artigo quer nos aperfeiçoar, nos preparar para sermos dignos de estarmos EM GLÓRIA NA SUA GLÓRIA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário